Mundo

Reino Unido enfrentará anos de conversas para Brexit, diz Juncker

Executivo-chefe da União Europeia, Jean-Claude Juncker, afirmou que os britânicos receberão uma conta muito elevada pela saída do bloco

Jean-Claude Juncker: "para acertar a arquitetura futura das relações entre o Reino Unido e a União Europeia, precisaremos de anos" (Vincent Kessler/Reuters)

Jean-Claude Juncker: "para acertar a arquitetura futura das relações entre o Reino Unido e a União Europeia, precisaremos de anos" (Vincent Kessler/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 21 de fevereiro de 2017 às 12h57.

Bruxelas - O Reino Unido precisará de anos para negociar um futuro acordo comercial com a União Europeia depois da decisão de sair do bloco e receberá uma "conta muito elevada" de Bruxelas ao sair, disse o executivo-chefe do bloco, Jean-Claude Juncker, nesta terça-feira.

Observando que as conversas do Brexit, que devem ter início no mês que vem, irão durar dois anos antes de Londres romper com a UE, Juncker disse em um discurso ao Parlamento da Bélgica: "Para acertar a arquitetura futura das relações entre o Reino Unido e a União Europeia, precisaremos de anos".

Referindo-se ao pagamento que a UE irá pedir a Londres para cobrir gastos futuros do bloco com os quais o Reino Unido se comprometeu como membro da UE, ele acrescentou: "Os britânicos deveriam saber disso, eles já sabem disso, que não será com desconto ou custo zero. Os britânicos precisam respeitar os compromissos que se envolveram em fazer. Então a conta será, para colocar de forma um pouco áspera, muito elevada".

Acompanhe tudo sobre:BrexitReino UnidoUnião Europeia

Mais de Mundo

França estreia novo governo com giro à direita

Trump diz que é 'muito tarde' para outro debate com Harris nos EUA

Sri Lanka vota em primeiras presidenciais desde o colapso econômico

Milei viaja aos EUA para participar na Assembleia Geral da ONU pela 1ª vez