Mundo

Reino Unido enfrentará anos de conversas para Brexit, diz Juncker

Executivo-chefe da União Europeia, Jean-Claude Juncker, afirmou que os britânicos receberão uma conta muito elevada pela saída do bloco

Jean-Claude Juncker: "para acertar a arquitetura futura das relações entre o Reino Unido e a União Europeia, precisaremos de anos" (Vincent Kessler/Reuters)

Jean-Claude Juncker: "para acertar a arquitetura futura das relações entre o Reino Unido e a União Europeia, precisaremos de anos" (Vincent Kessler/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 21 de fevereiro de 2017 às 12h57.

Bruxelas - O Reino Unido precisará de anos para negociar um futuro acordo comercial com a União Europeia depois da decisão de sair do bloco e receberá uma "conta muito elevada" de Bruxelas ao sair, disse o executivo-chefe do bloco, Jean-Claude Juncker, nesta terça-feira.

Observando que as conversas do Brexit, que devem ter início no mês que vem, irão durar dois anos antes de Londres romper com a UE, Juncker disse em um discurso ao Parlamento da Bélgica: "Para acertar a arquitetura futura das relações entre o Reino Unido e a União Europeia, precisaremos de anos".

Referindo-se ao pagamento que a UE irá pedir a Londres para cobrir gastos futuros do bloco com os quais o Reino Unido se comprometeu como membro da UE, ele acrescentou: "Os britânicos deveriam saber disso, eles já sabem disso, que não será com desconto ou custo zero. Os britânicos precisam respeitar os compromissos que se envolveram em fazer. Então a conta será, para colocar de forma um pouco áspera, muito elevada".

Acompanhe tudo sobre:BrexitReino UnidoUnião Europeia

Mais de Mundo

Exportações da China devem bater recorde antes de guerra comercial com EUA

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"