Mundo

Reino Unido diz que captura de navios pelo Irã é inaceitável

Uma embarcação de bandeira britânica e outra liberiana foram capturadas por autoridades iranianas no Estreito de Ormuz

Jeremy Hunt: Secretário de Relações Exteriores britânico diz ser inaceitável a captura de navios pelo Irâ (Peter Powell/Reuters)

Jeremy Hunt: Secretário de Relações Exteriores britânico diz ser inaceitável a captura de navios pelo Irâ (Peter Powell/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 19 de julho de 2019 às 19h25.

Última atualização em 19 de julho de 2019 às 19h27.

Londres — O Reino Unido declarou que a captura de dois navios, um de bandeira britânica e outro de bandeira liberiana, no Estreito de Ormuz é inaceitável, e pediu por liberdade de navegação no Golfo.

"Estou extremamente preocupado pela apreensão dos dois navios pelas autoridades iranianas no Estreito de Ormuz", disse o secretário de Relações Exteriores britânico, Jeremy Hunt.

"Irei em breve a uma reunião da COBR (segurança nacional) para rever o que sabemos e o que podemos fazer para rapidamente garantir a liberação das duas embarcações — um navio de bandeira britânica e um navio de bandeira liberiana", afirmou.

"Essas capturas são inaceitáveis. É essencial que a liberdade de navegação seja mantida e que todos os navios possam se mover segura e livremente na região", acrescentou Hunt.

Hunt disse ainda que o embaixador do Reino Unido em Teerã está em contato com o Ministério das Relações Exteriores do Irã para resolver a situação, e que os britânicos estão trabalhando de perto com parceiros internacionais.

Acompanhe tudo sobre:Irã - PaísReino Unido

Mais de Mundo

Evo Morales lidera marcha contra presidente da Bolívia em meio a tensões políticas

Ataque de Israel ao Líbano é revoltante e há risco de guerra total, diz Celso Amorim

Superiate naufragado na Itália pode guardar 'dados confidenciais' e senhas de governos nos cofres

Governo libanês ativa plano de emergência nacional após intensos bombardeios de Israel