Mundo

Reino Unido deve construir nova usina nuclear na Europa

O Reino Unido está para assinar um acordo com a francesa EDF para a construção da primeira usina nuclear na Europa desde o desastre de Fukushima, no Japão


	O projeto é uma boa notícia para a indústria nuclear, que viu projetos serem cancelados depois do desastre de Fukushima (foto) em 2011 
 (Kyodo/Reuters)

O projeto é uma boa notícia para a indústria nuclear, que viu projetos serem cancelados depois do desastre de Fukushima (foto) em 2011  (Kyodo/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de outubro de 2013 às 11h04.

Londres - O Reino Unido está para assinar um acordo com a francesa EDF para a construção da primeira usina nuclear na Europa desde o desastre de Fukushima, no Japão, com custo estimado em cerca de 23 bilhões de dólares.

Pelo acordo, que deve ser anunciado na segunda-feira, os franceses vão liderar um consórcio, que inclui um grupo chinês, para construir dois reatores de água pressurizada desenhados pela também francesa Areva.

O Grupo de Energia Nuclear da China, há muito parceiro da EDF, possivelmente em combinação com a Corporação Nuclear Nacional da China, deve ter de 30 a 40 por cento do consórcio. A Areva teria os outros dez por cento. As informações são de jornais como o francês Les Echos e o britânico Sunday Telegraph.

A EDF e o governo britânico não quiseram comentar as reportagens publicadas sobre o tema.

Os dois reatores, cada um com a capacidade de 1,6 gigawatt, produziriam juntos quase cinco por cento da capacidade de geração britânica e aumentariam a segurança energética do país, que precisa substituir 20 por cento das suas usinas antigas e poluidoras nos próximos anos.

O projeto é uma boa notícia para a indústria nuclear, que viu projetos serem cancelados depois do desastre de Fukushima em 2011.

A Alemanha decidiu dispensar a energia nuclear, a Itália interrompeu um programa nuclear, e a França prometeu realizar cortes na participação da energia atômica em sua matriz energética -- de 75 por cento para 50 por cento.

O governo britânico e os principais partidos de oposição dão apoio ao programa nuclear, e o sentimento antinuclear na sociedade praticamente não existe se comparado com outros lugares na Europa.

Duas outras empresas apresentaram planos para construir novas usinas nucleares no Reino Unido e estarão examinando em detalhes o acordo com a EDF. Elas são a japonesa Hitachi e a espanhola Iberdrola.

Acompanhe tudo sobre:EnergiaEnergia nuclearEuropaInfraestruturaPaíses ricosReino Unido

Mais de Mundo

O que é o Projeto Manhattan, citado por Trump ao anunciar Musk

Donald Trump anuncia Elon Musk para chefiar novo Departamento de Eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA