Mundo

Reino Unido decide se fica na UE em fevereiro, diz ministro

O ministro das Finanças acredita que pode ser selado em fevereiro o acordo do seu governo com a UE para garantir a permanência da Grã-Bretanha no bloco


	O ministro britânico das Finanças, George Osborne: governo britânico tenta acertar quatro reformas nos termos do acordo de participação na UE
 (Andrew Yates/AFP)

O ministro britânico das Finanças, George Osborne: governo britânico tenta acertar quatro reformas nos termos do acordo de participação na UE (Andrew Yates/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de janeiro de 2016 às 09h43.

Davos - O ministro das Finanças do Reino Unido, George Osborne, acredita que pode ser selado em fevereiro o acordo do seu governo com a União Europeia para garantir a permanência da Grã-Bretanha no bloco.

O governo britânico tenta acertar quatro reformas nos termos do acordo de participação na UE, que será submetido a uma consulta popular.

Se chegar a um acordo até fevereiro com a UE, poderia se abrir caminho para que a votação para permanência da Grã-Bretanha no bloco seja realizada no final do primeiro semestre.

Em caso contrário, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, já admitiu que pode atrasar o plebiscito para o final de 2017. No entanto, o governo defende que esse atraso adicionaria mais incerteza à economia do país.

Em um painel no Fórum Econômico Mundial, Osborne disse que está "otimista" com a possibilidade de um acordo com a UE. A eventual saída da Grã-Bretanha do bloco é um dos principais pontos em debate em Davos este ano. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPaíses ricosReino UnidoUnião Europeia

Mais de Mundo

Três ministros renunciam ao governo de Netanyahu em protesto a acordo de cessar-fogo em Gaza

Itamaraty alerta para a possibilidade de deportação em massa às vésperas da posse de Trump

Invasão de apoiadores de presidente detido por decretar lei marcial deixa tribunal destruído em Seul

Trump terá desafios para cortar gastos mesmo com maioria no Congresso