Mundo

Reino Unido chama diplomata norte-coreano por teste nuclear

O ministério britânico das Relações Exteriores quer expressar sua firme condenação ao terceiro teste nuclear da Coreia do Norte


	Carro diplomático perto da embaixada da Coreia do Norte em Londres: o secretário de Estado apelou à comunidade internacional para "falar com uma só voz" sobre este caso
 (Adrian Dennis/AFP)

Carro diplomático perto da embaixada da Coreia do Norte em Londres: o secretário de Estado apelou à comunidade internacional para "falar com uma só voz" sobre este caso (Adrian Dennis/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de fevereiro de 2013 às 12h27.

Londres - O Reino Unido convocou o embaixador da Coreia do Norte em Londres para expressar sua firme condenação ao terceiro teste nuclear realizado na terça-feira pelo regime comunista de Pyongyang, indicou nesta quarta-feira o ministério britânico das Relações Exteriores.

"Convocamos o embaixador norte-coreano para reafirmar nos mais fortes termos a condenação do Reino Unido ao teste nuclear de ontem", declarou o secretário de Estado das Relações Exteriores, Hugo Swire, por meio de um comunicado.

"Esta é uma clara violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU, e o Reino Unido apoia a determinação da ONU de implementar medidas mais rigorosas contra o regime", acrescentou Swire.

O secretário de Estado apelou à comunidade internacional para "falar com uma só voz" sobre este caso, um dia após o Conselho de Segurança condenar por unanimidade este novo teste.

Dirigindo-se ao regime norte-coreano, o secretário pediu para "agir no melhor interesse de seu povo e escolher o caminho que eles realmente querem". "Em meio à informações de privações generalizadas e violações dos direitos humanos, a prioridade deve ser a saúde e o bem-estar do povo norte-coreano", concluiu.

A Coreia do Norte realizou na terça-feira seu terceiro teste nuclear, de uma potência superior ao anterior, usando um artefato "em miniatura", e ameaçou tomar medidas ainda "mais fortes" se a comunidade internacional adotar novas sanções contra o país.

O teste nuclear provocou uma onda de condenações da comunidade internacional, incluindo a China, tradicional aliada da Coreia do Norte.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteDiplomaciaEuropaPaíses ricosReino Unido

Mais de Mundo

Israel se pronuncia sobre acordo de cessar-fogo com o Hezbollah

Presidente do Chile, Gabriel Boric é denunciado por assédio sexual; político nega: 'infundado'

Justiça de Hong Kong aprova direitos de casais do mesmo sexo a habitação e herança

Imigrantes buscam orientação à medida que posse de Trump se aproxima: 'Todos estão com medo'