Mundo

Reino Unido celebra 1,4 mil casamentos gays

Nos primeiros três meses da aprovação da lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo, foram feitos mais de 1,4 mil cerimônias no Reino Unido


	Casamento gay: 56% dos casais eram formados por mulheres
 (©afp.com / Josh Edelson)

Casamento gay: 56% dos casais eram formados por mulheres (©afp.com / Josh Edelson)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de agosto de 2014 às 14h56.

Londres - Mais de 1,4 mil casais homossexuais se uniram no Reino Unido nos primeiros três meses da aprovação da lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo, informou nesta quinta-feira o Escritório Nacional de Estatísticas (ONS) britânico.

Entre os casais que se uniram legalmente entre 29 de março e 30 de junho deste na Inglaterra e em Gales, 56% eram formados por mulheres, enquanto 44% por homens.

Nos três primeiros dias desde que a lei entrou em vigor foram realizadas 95 uniões.

Em abril, foram realizadas no Reino Unido 351 uniões gays, em maio 465 e em junho 498, segundo a ONS, que detalhou que a idade média das mulheres que se casaram foi 37 anos e 38,6 entre os homens.

"A igualdade no casamento envia uma mensagem poderosa além do número de casais que se uniram perante a lei. Evidencia que as relações entre pessoas do mesmo sexo têm exatamente o mesmo afeto, compromisso e valor que os casais de sexos opostos", disse à "BBC" Richard Lane, porta-voz da ONG Stonewall.

Lane disse, além disso, que espera que as estatísticas de casais gays perante a lei se elevem quando as cerca de 120 mil uniões de fato entre homossexuais que foram registradas desde 2005 possam se transformar em casamento, a partir do próximo dia 10 de dezembro.

O governo britânico tinha previsto que a cada ano seriam registrados, como união civil ou bem como casamento, cerca de seis mil casais do mesmo sexo no Reino Unido.

Nos primeiros três meses de 2012, o dado mais recente disponível, 1.827 casais gays decidiram registrar a união civil.

Os primeiros casamentos homossexuais na Escócia estão previstos para o outubro, enquanto a Irlanda do Norte não deve mudar sua atual lei, que não admite o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Acompanhe tudo sobre:CasamentoEuropaGaysLGBTPaíses ricosPreconceitosReino Unido

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia