Mundo

Reino Unido aguarda “chuva de sangue”

Segundo meteorologistas, fenômeno é causado pelo deslocamento de ar quente que sopra uma poeira vermelha do deserto do Saara em direção à Europa

Poeira "vermelha" no céu de Sidney, Austrália, em 2009 (Getty Images)

Poeira "vermelha" no céu de Sidney, Austrália, em 2009 (Getty Images)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 25 de outubro de 2012 às 13h43.

São Paulo – Um fenômeno raro deve acrescentar um tom especial aos festejos do tradiconal Dia das Bruxas no Reino Unido, nesse final de outubro. Meteoroligistas prevêem a chamada “chuva de sangue” para o período, que acontece pelo deslocamento de ar quente que sopra uma poeira vermelha do deserto do Saara em direção à Europa.

Será algo semelhante ao que ocorreu em Sidney, na Austrália, em 2009, mas com direito a pé d´água e possivelmente até neve, destaca o jornal CourierMail. A concentração de poeira fina no céu já atrapalha as operações de pousos e decolagens do aeroporto de Heathrow, que já cancelou 80 voos, relata a TNTmagazine.

De acordo com o The Courier, esta não é a primeira vez que o Reino Unido será banhado pela chuva vermelha. Ao longo da história, o fenômeno era visto como um presságio de eventos infelizes. Há mais de mil anos, em 685, um manuscrito em inglês antigo da Crônica Anglo-Saxônica dizia: "Houve uma chuva sangrenta na Grã-Bretanha. Manteiga e leite se transformaram em sangue. Lothere E, rei de Kent, morreu".

Acompanhe tudo sobre:ChuvasEuropaMeio ambientePaíses ricosReino Unido

Mais de Mundo

Trump nomeia Robert Kennedy Jr. para liderar Departamento de Saúde

Cristina Kirchner perde aposentadoria vitalícia após condenação por corrupção

Justiça de Nova York multa a casa de leilões Sotheby's em R$ 36 milhões por fraude fiscal

Xi Jinping inaugura megaporto de US$ 1,3 bilhão no Peru