Mundo

Rei da Tailândia é tratado por infecção e "água no cérebro"

Bhumibol Adulyadej, com 87 anos o monarca de maior idade em exercício, se encontra hospitalizado em Bangcoc desde o fim de maio


	Rei da Tailândia, Bhumibol Adulyadej: a sucessão do monarca, no trono há quase 70 anos, é um tema sensível no país
 (Athit Perawongmetha/Getty Images)

Rei da Tailândia, Bhumibol Adulyadej: a sucessão do monarca, no trono há quase 70 anos, é um tema sensível no país (Athit Perawongmetha/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de agosto de 2015 às 09h53.

O rei da Tailândia, doente e hospitalizado, foi tratado de uma infecção no peito e de "água no cérebro", indicou a casa real, enquanto as preocupações sobre seu estado de saúde aumentam no país.

Bhumibol Adulyadej, com 87 anos o monarca de maior idade em exercício, se encontra hospitalizado em Bangcoc desde o fim de maio, após uma estadia de seis meses neste mesmo hospital entre outubro de 2014 e abril de 2015.

Os médicos do hospital indicaram ter "reduzido o nível de água em seu cérebro", segundo um comunicado pouco habitual publicado na noite de segunda-feira pela casa real, informando que o monarca sofreu de febre e problemas cardíacos.

Na Tailândia, o soberano é considerado um semideus e o benfeitor da nação há décadas. Seus retratos são onipresentes em todo o país e o culto a sua personalidade foi reforçado após o golpe de Estado de 22 de maio de 2014.

A sucessão deste monarca, no trono há quase 70 anos, é um tema sensível no país, onde as informações sobre sua saúde são escassas.

A monarquia tailandesa está protegida por uma das leis de lesa majestade mais severas do mundo, o que gera uma importante autocensura nos meios de comunicação, inclusive nos estrangeiros.

Na semana passada, a justiça condenou a 30 anos de prisão um homem e a 28 anos uma mulher por mensagens publicadas no Facebook e consideradas um insulto à família real, duas das penas mais duras dos últimos anos.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDoençasTailândia

Mais de Mundo

Biden deve ir à posse de Donald Trump nesta segunda-feira?

União Europeia deve traçar 'linhas vermelhas' nas relações com Trump, diz ministro francês

Mais de 200 caminhões de ajuda chegam do Egito no segundo dia de trégua em Gaza

Biden encerra mandato como presidente que concedeu mais perdões da história dos EUA