Mundo

Rei da Espanha será recebido por Trump no dia 19 de junho

O encontro entre o monarca espanhol e o presidente americano será o primeiro após a vista do ex-presidente Rajoy aos Estados Unidos

Esta é a 2ª viagem oficial que os reis da Espanha faz aos Estados Unidos (Juan Naharro Gimenez/Getty Images)

Esta é a 2ª viagem oficial que os reis da Espanha faz aos Estados Unidos (Juan Naharro Gimenez/Getty Images)

E

EFE

Publicado em 7 de junho de 2018 às 14h36.

Madri - Os rei da Espanha, Felipe VI, e a rainha Letizia serão recebidos pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Casa Branca no dia 19 de junho, segundo informou nesta quinta-feira o Ministério das Relações Exteriores em comunicado.

O encontro com Trump e a primeira-dama, Melania, acontecerá ao término da viagem dos reis às cidades de Nova Orleans (Louisiana) e San Antonio (Texas), que completam 300 anos de fundação.

Com a visita, os reis da Espanha querem enfatizar que ambas as cidades "guardam grandes testemunhos históricos dos profundos e estreitos laços" que unem a Espanha e os Estados Unidos, afirma o comunicado.

Este será o primeiro encontro oficial entre o monarca espanhol e o presidente americano, que em setembro de 2017 recebeu na Casa Branca o ex-presidente do governo espanhol Mariano Rajoy.

Felipe VI e Trump compareceram em janeiro ao Fórum Econômico Mundial realizado em Davos, na Suíça, mas não chegaram a se reunir. O objetivo do encontro entre os dois chefes de Estado é reforçar ainda mais as relações em um momento no qual não existem litígios nos planos bilaterais.

Esta é a segunda viagem oficial que os reis da Espanha fazem aos Estados Unidos depois de percorrerem Washington, Miami e Saint Augustine em setembro de 2015, quando o ex-presidente americano Barack Obama os recebeu na Casa Branca.

Além disso, estiveram em Nova York em 2014 e 2016 por causa da Assembleia Geral das Nações Unidas, e Felipe VI assistiu a este fórum em 2015, quando voltou a se encontrar com Obama.

A nova excursão dos monarcas começará no dia 15 em Nova Orleans, uma cidade que a Espanha governou entre 1763 e 1802, deixando um grande legado histórico e cultural.

Dois dias depois, se deslocarão a San Antonio para comemorar o terceiro centenário da cidade nos dias 17 e 18. Os embriões de San Antonio foram os povoados de construídos pelos franciscanos sob a proteção da Coroa espanhola. O recém-nomeado ministro das Relações Exteriores espanhol, Josep Borrell, acompanhará aos reis na viagem.

Acompanhe tudo sobre:DiplomaciaDonald TrumpEspanhaEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique