Mundo

Rei da Arábia Saudita anuncia o direito de voto às mulheres

Esta é a primeira vez que a mulher saudita terá o direito de votar e se candidar a um cargo neste reino conservador, onde apenas eleições municipais são organizadas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de setembro de 2011 às 12h04.

RYAD, Arábia Saudita (AFP) - O rei Abdullah da Arábia Saudita anunciou neste domingo de voto e elibilidade nas eleições municipais às mulheres, em um discurso pronunciado diante do conselho municipal consultivo.

Esta é a primeira vez que a mulher saudita terá o direito de votar e se candidar a um cargo neste reino conservador, onde apenas eleições municipais são organizadas.

"A partir do próximo mandato, a mulher terá o direito de participar nas eleições e direito a voto, em conformidade com os princípios do Islã", afirmou o rei.

As eleições municipais que serão realizadas na próxima quinta-feira, as segundas na história do reino, ainda não contará com a particpação das mulhers. A votação deverá preencher metade das 285 cadeiras nos conselhos municipais do reino. A outra metade é nomeada pelo governo.

Ativistas dos direitos da mulher há muito lutam pelo direito ao voto no reino, que palica a versão rígida do Islã sunita, que proíbe que as mulheres dirigam carros ou viagem sem o consentimento de um homem.

Acompanhe tudo sobre:Arábia SauditaDireitosMulheres

Mais de Mundo

Argentinos não precisam mais escalar o Obelisco: agora ele tem elevador

Quanto um Papa ganha? Entenda de onde vem sustento do Pontífice

China avança em abertura regulatória com foco em empresas internacionais

Em Moscou, Lula defende parceria estratégica entre Brasil e Rússia