Mundo

Regime sírio está disposto a participar de conferência

O anúncio foi feito pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo

Tropas sírias entram na localidade de Dumayna, em 13 de maio de 2013 (AFP / Joseph Eid/AFP)

Tropas sírias entram na localidade de Dumayna, em 13 de maio de 2013 (AFP / Joseph Eid/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de maio de 2013 às 08h29.

Moscou - O regime sírio está disposto a participar da conferência internacional para a regulação política do conflito no país, anunciou nesta sexta-feira Aleksander Lukashevich, porta-voz do Ministério de Relações Exteriores russo.

"Com satisfação destacamos que recebemos de Damasco a confirmação sobre a disposição do Governo sírio de tomar parte na conferência internacional sobre a Síria", disse em entrevista coletiva Lukashevich, citado pelas agências locais.

O diplomata russo destacou que o objetivo dessa conferência é "que os próprios sírios possam encontrar uma solução política para um conflito destrutivo para o país e para a região".

Esta mesma semana, o vice-ministro das Relações Exteriores sírio, Faiçal al Miqad, destacou em Moscou que o regime de Bashar al Assad anunciará em breve se participa da conferência internacional proposta por Rússia e Estados Unidos.

"Quando retornarmos a Damasco, informaremos às autoridades sobre os resultados das negociações em Moscou e então tomaremos uma decisão definitiva sobre a participação na conferência", assinalou.

Miqad, cujo pai foi recentemente sequestrado por grupos rebeldes, fez essas afirmações após manter consultas com o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov.

"Quero ressaltar que as autoridades da Síria sempre estarão no grupo que busca a regulação pacífica da crise síria. Infelizmente, tais esforços não são apoiados por aqueles que buscam a continuidade da violência e do derramamento de sangue na Síria", finalizou Miqad. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDiplomaciaEuropaRússiaSíria

Mais de Mundo

França 'não está isolada' em oposição a acordo UE-Mercosul, diz Macron

Trump nomeia mais um apresentador da Fox News para o governo

Rússia diz que Biden deu a Zelensky “permissão suicida” para usar armas de longo alcance

França elogia decisão dos EUA de permitir uso de mísseis pela Ucrânia