Mundo

Regime sírio bombardeia milícias opostas ao EI, denuncia Turquia

Segundo o ministro das Relações Exteriores, o regime está atacando o Exército Livre Sírio (ELS), a oposição moderada que luta contra o EI

Ataques: as forças turcas contribuíram já à expulsão de Estado Islâmico de localidades (Alaa Al-Faqir / Reuters/Reuters)

Ataques: as forças turcas contribuíram já à expulsão de Estado Islâmico de localidades (Alaa Al-Faqir / Reuters/Reuters)

E

EFE

Publicado em 26 de outubro de 2016 às 09h02.

Ancara - O governo da Turquia denunciou nesta quarta-feira que o regime sírio está bombardeando as milícias que tratam de expulsar o EI e anunciou que o Exército turco seguirá com sua ofensiva rumo à cidade de Al Bab, em mãos desse grupo jihadista.

"O regime (sírio) está atacando o Exército Livre Sírio (ELS), a oposição moderada que luta contra o EI. O regime está atacando as forças que lutam contra aqueles que têm ocupado 40% do país", denunciou hoje em entrevista coletiva o ministro das Relações Exteriores, Mevlüt Çavusoglu.

As Forças Armadas turcas tinham explicado previamente em comunicado que helicópteros do presidente sírio, Bashar al Assad, tinham lançado barris-bomba contra forças do ELS em Tall Nayif, cerca de 35 quilômetros ao norte de Aleppo, matando a dois milicianos e ferindo a outros cinco.

Çavusoglu afirmou que esses ataques não deterão a operação Escudo do Eufrates lançada pela Turquia no final de agosto tanto contra o EI como contra as forças curdas, que também combatem aos jihadistas.

O ministro indicou que a ofensiva turca em apoio do ELS seguirá para Al Bab.

As forças turcas contribuíram já à expulsão de Estado Islâmico das localidades de Jarabulus, Al Rai e Dabiq.

"O objetivo é limpar a região do EI", garantiu Çavusoglu.

Acompanhe tudo sobre:SíriaEstado IslâmicoTurquiaBashar al-Assad

Mais de Mundo

Trump e Putin dizem ter avançado em conversas, mas não anunciam medidas em encontro no Alasca

Decisão poupa Argentina de entregar ações da YPF enquanto recursos não forem resolvidos

Governo Trump cria 'lista de lealdade' e classifica empresas por apoio a seu pacote fiscal

Avião B-2, modelo usado em ataque no Irã, passa perto de Putin em encontro com Trump; assista