Mundo

Regime sírio assume o controle de nova região na periferia de Damasco

O regime sírio encerrou as operações militares na região ao derrotar os grupos terroristas e retomar o controle

Síria: a TV pública síria afirmou que região está livre do terrorismo (Ali Hashisho/Reuters)

Síria: a TV pública síria afirmou que região está livre do terrorismo (Ali Hashisho/Reuters)

A

AFP

Publicado em 25 de abril de 2018 às 09h53.

O regime sírio assumiu o controle de Qalamun Oriental, região próxima a Damasco, após a saída dos rebeldes, anunciou a imprensa estatal nesta quarta-feira, o que significa que o regime de Bashar Al-Assad consolidou sua presença nos arredores da capital.

O processo de evacuação, imposto pelo regime, começou no sábado, nas localidades de Ruhaiba, Nasiriya e Yairud, em Qalamun Oriental, ao nordeste de Damasco. Milhares de combatentes e civis foram levados para zonas rebeldes do norte da Síria.

"Fim das operações de saída de terroristas e de suas famílias nas localidades de Qalamun Oriental. A região está livre do terrorismo", anunciou a TV pública síria em uma barra de informações, utilizando o termo aplicado pelo regime para designar os rebeldes.

Na terça-feira e quarta-feira, as forças de segurança entraram nas localidades de Ruhaiba e Yairud, onde a bandeira nacional foi hasteada.

A ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) informou que o "último comboio" que deixou Qalamun Oriental, com centenas de combatentes e civis a bordo, chegou de madrugada aos territórios do norte, controlados por rebeldes pró-Turquia.

O anúncio coincide com a ofensiva que o regime de Assad executa contra o último reduto do grupo extremista Estado Islâmico (EI) na periferia sul da capital, depois de retomar dos rebeldes o reduto de Ghouta Oriental, também ao sul de Damasco.

Desde 2011, o conflito na Síria ganhou complexidade, com o envolvimento de grupos jihadistas e potências estrangeiras. A guerra deixou mais de 350.000 mortos e milhões de deslocados e refugiados.

 

Acompanhe tudo sobre:Bashar al-AssadEstado IslâmicoGuerra na SíriaSíria

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado