Mundo

Regime sírio assume controle de cidade estratégica

O exército leal ao presidente Bashar al-Assad tomou o controle total da cidade de Deir al Atiye, na estratégica área de Al Qalamun, ao norte de Damasco


	Forças leais ao presidente Bashar al-Assad comemoram após conquistas na zona rural de Alepo, na Síria: forças armadas acabaram com um grupo terrorista
 (George Ourfalian/Reuters)

Forças leais ao presidente Bashar al-Assad comemoram após conquistas na zona rural de Alepo, na Síria: forças armadas acabaram com um grupo terrorista (George Ourfalian/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de novembro de 2013 às 09h32.

Damasco - O exército leal ao presidente Bashar al-Assad tomou nesta quinta-feira o controle total da cidade de Deir al Atiye, na estratégica área de Al Qalamun, ao norte de Damasco, informou a agência de notícias oficial "Sana".

A agência, que citou uma fonte militar, explicou que as forças armadas tomaram totalmente Deir al Atiye, onde acabaram com um "grupo terrorista".

Nas últimas duas semanas, ocorreram choques na área, onde o regime iniciou uma ofensiva no dia 15 de novembro para recuperar o controle de Al Qalamun, perto da fronteira com o Líbano.

Há nove dias, o exército tomou a população de Qara, ao norte de Deir al Atiye.

Segundo ativistas, nestas operações os soldados do governo receberam o apoio de milicianos xiitas do Hezbollah e das Brigadas de Abu Fadel Abbas.

As forças leais ao regime enfrentaram combatentes jihadistas do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (Síria) e da Frente al Nusra, vinculados à Al Qaeda, assim como membros de facções islamitas afins.

Qara e Deir al Atiye ficam próxima a estrada que une Damasco à província de Homs e aos redutos governistas no litoral mediterrâneo. 

Acompanhe tudo sobre:PolíticosTerrorismoSíriaBashar al-AssadIslamismoAl Qaeda

Mais de Mundo

Putin e Trump: mídia russa reage de forma negativa ao encontro de presidentes no Alasca

Venezuela se prepara para reação militar contra os EUA com 4,5 milhões de paramilitares mobilizados

Incerteza sobre aliança com os EUA leva Japão a reabrir debate sobre armas nucleares

EUA dependem do Brasil para fazer carne moída, diz entidade americana que pede fim das tarifas