Mundo

Refugiados saíram a pé de estação na Áustria para Alemanha

Desta forma, os refugiados pretendem antecipar a chegada à Alemanha, que desacelerou consideravelmente desde a introdução de controles na fronteira


	Refugiados esperam para embarcar em trem: ocorrem diariamente engarrafamentos nas estradas que unem ambos países, enquanto as conexões de trens estão saturadas
 (Reuters / Bernadett Szabo)

Refugiados esperam para embarcar em trem: ocorrem diariamente engarrafamentos nas estradas que unem ambos países, enquanto as conexões de trens estão saturadas (Reuters / Bernadett Szabo)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de setembro de 2015 às 09h31.

Viena - Cerca de 2 mil refugiados, que esperavam na estação de trens de Salzburgo para serem transferidos à Alemanha, saíram nesta quarta-feira a pé em direção à próxima fronteira austro-alemã, informou a emissora pública "ORF".

Desta forma, os refugiados pretendem antecipar a chegada à Alemanha, que desacelerou consideravelmente desde que as autoridades desse país introduziram nesta semana controles na fronteira com a Áustria.

Desde então, ocorrem diariamente engarrafamentos quilométricos nas estradas que unem ambos países, enquanto as conexões de trens estão saturadas perante a incessante chegada de refugiados desde outras partes da Áustria.

Desde a cidade de Salzburgo à fronteira alemã, na cidade bávara de Freilassing, são oito quilômetros de distância.

A crise migratória viveu no início de setembro seu ponto mais dramático na Hungria, precisamente quando milhares de refugiados decidiram ir andando desde Budapeste à Áustria, a 200 quilômetros.

As autoridades austríacas anunciaram hoje que registrou nos dois últimos dias uma forte alta de pedidos de asilo, coincidindo com a introdução de controles fronteiriços por parte da Alemanha.

Cerca de 850 pessoas pediram asilo na Áustria em apenas dois dias, enquanto durante a fase "via livre" desde Hungria até Alemanha nos anteriores dias eram só umas poucas dezenas.

No total, a república alpina já conta neste ano com mais de 50 mil solicitações de asilo e as estimativas oficiais falam de outras 35 mil a mais no resto do ano.

Desta forma, a Áustria assumirá neste ano per capita mais asilados que a Alemanha, embora menos que a Suécia.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaÁustriaEuropaPaíses ricosRefugiados

Mais de Mundo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente