Mundo

Refugiados norte-coreanos na Coreia do Sul crescem 10,9% em 2016

No total, 1.414 norte-coreanos chegaram ao Sul no ano passado, frente aos 1.275 que o fizeram em 2015

Imigração na Coreia do Norte: número total de cidadãos da Coreia do Norte que desertou ao Sul ascende a 30.208 até o momento (REUTERS / Kim Hong-Ji/Reuters)

Imigração na Coreia do Norte: número total de cidadãos da Coreia do Norte que desertou ao Sul ascende a 30.208 até o momento (REUTERS / Kim Hong-Ji/Reuters)

E

EFE

Publicado em 3 de janeiro de 2017 às 10h25.

Seul - O número de refugiados norte-coreanos que chegaram à Coreia do Sul em 2016 superou em 10,9% o total do ano anterior, segundo os dados divulgados nesta terça-feira pelo Ministério da Unificação.

No total, 1.414 norte-coreanos chegaram ao Sul no ano passado, frente aos 1.275 que o fizeram em 2015.

O Ministério da Unificação sul-coreano considera que o aumento se explica porque a pressão internacional, em forma de sanções econômicas contra o regime de Pyongyang por seus testes armamentistas, impulsionou um maior número de diplomatas e trabalhadores norte-coreanos no exterior a desertar.

Exemplo disso é o caso dos 13 funcionários de um restaurante do governo norte-coreano na China que desertaram em bloco em abril ou o pedido de asilo de Thae Yong-ho, número dois da embaixada do regime no Reino Unido que se refugiou na Coreia do Sul com sua mulher e seus dois filhos.

Trata-se da primeira vez que o número de refugiados aumentou desde 2011, data na qual Kim Jong-un chegou ao poder.

O recorde histórico de refugiados aconteceu em 2009 com 2.914 casos, mas a chegada do jovem Kim reduziu o número graças a um controle reforçado da fronteira com a China, principal via de escape dos norte-coreanos.

O número total de cidadãos da Coreia do Norte que desertou ao Sul ascende a 30.208 até o momento.

As duas Coreias permanecem ainda tecnicamente em guerra já que o conflito que travaram entre 1950 e 1953 terminou com um cessar-fogo ao invés de um tratado de paz.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteCoreia do SulRefugiados

Mais de Mundo

Trump ou Kamala? Astronautas da Nasa presos no espaço até 2025 poderão votar

Após morte de Sinwar, pressão dos EUA por trégua em Gaza enfrenta entraves com Israel e Hamas

A 'guerra dos sexos' que pode definir a eleição entre Kamala e Trump

FMI libera US$ 1,1 bilhão adicional para a Ucrânia