Mundo

Reforma migratória será uma conquista histórica, diz Obama

O presidente americano afirmou confiar na aprovação da lei pelo Congresso americano


	Obama: o líder americano elogiou os esforços tanto dos republicanos como os dos democratas para levar a proposta da reforma migratória adiante
 (Brendan Smialowski/AFP)

Obama: o líder americano elogiou os esforços tanto dos republicanos como os dos democratas para levar a proposta da reforma migratória adiante (Brendan Smialowski/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de abril de 2013 às 13h50.

Washington - O presidente de EUA, Barack Obama, afirmou nesta terça-feira que a aprovação da reforma migratória para regularizar a situação dos imigrantes ilegais seria uma "conquista histórica".

"Acredito que o trabalho bipartidário que vimos sobre a reforma migratória alcançará um projeto de lei que será aprovado no Senado e na Câmara dos Representantes rumo a meu escritório. Acho que será uma conquista histórica", declarou Obama durante uma entrevista coletiva na Casa Branca.

Obama ressaltou que o "hábito" de exigir 60 votos - ao invés da maioria simples - foi adotado pelo Senado, que, inclusive, usa essa medida para aprovar até as iniciativas "mais modestas".

Desta forma, o presidente americano alegou que "não deve surpreender" com nada, já que, "neste momento, as coisas estão bastante disfuncionais no Capitólio".

No entanto, o líder americano elogiou os esforços tanto dos republicanos como os dos democratas para levar a proposta da reforma migratória adiante para regularizar a situação de 11 milhões de imigrantes ilegais neste país.

Obama fez essas declarações às vésperas de sua viagem ao México e Costa Rica, que será realizada entre os dias 2 e 4 de maio e que abordará temas como imigração, comércio e segurança cidadã, entre outros.

A reforma migratória é de especial interesse na região, levando em consideração que boa parte dos imigrantes ilegais dos EUA procede do México e da América Central. 

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEstados Unidos (EUA)ImigraçãoPaíses ricosPersonalidadesPolíticosreformas

Mais de Mundo

Postura moderada do México com Trump é testada por nova ameaça tarifária

Tarifas dos EUA levantam dúvidas sobre futuro industrial do Vietnã

União Europeia busca alianças para enfrentar novas tarifas de Trump

Terremoto de magnitude 6,7 atinge região leste da Indonésia nesta segunda-feira