Mundo

Reforma em programa federal nos EUA simplifica requisito de empréstimos para pequenas empresas

Ação pretende aumentar participação de empresas de tecnologia financeira e o número de credores não bancários

EUA: medida federal deve ajudar pequenas empresas, que enfrentam dificuldades para obter financiamentos (Craig Hastings/Getty Images)

EUA: medida federal deve ajudar pequenas empresas, que enfrentam dificuldades para obter financiamentos (Craig Hastings/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 1 de agosto de 2023 às 13h25.

O programa federal para empréstimos a pequenas empresas dos Estados Unidos está passando por sua maior reformulação em décadas.

A agência de Administração de Pequenas Empresas (SBA, na sigla em inglês) está simplificando os requisitos de empréstimo, automatizando o processo e expandindo o número de credores não bancários licenciados para emitir empréstimos.

Receba as notícias mais relevantes do Brasil e do mundo em primeira mão. Inscreva-se no Telegram da Exame

As medidas, muitas das quais entram em vigor em 1º de agosto, facilitarão a participação das empresas de tecnologia financeira.

Funcionários da SBA dizem que querem aumentar o crédito para pequenas empresas que lutam para obter financiamento, já que os bancos favorecem empresas maiores. Mas as mudanças - e a decisão de acoplar requisitos mais flexíveis - resultaram em críticas da indústria e de membros do Congresso, que dizem que as revisões podem aumentar a inadimplência.

"Essas são as mudanças mais radicais que já vi em meus 40 anos de carreira", disse Tony Wilkinson, presidente-executivo da Associação Nacional de Credores Garantidos pelo Governo, um grupo comercial dos atuais credores da SBA.

Uma das tarefas mais importantes dos credores é dizer não quando for apropriado, acrescentou, em vez de conceder empréstimos a proprietários de pequenas empresas que eles não podem pagar.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Empréstimos

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos