Mundo

Estrela democrata, AOC é reeleita com 69% dos votos

Em uma live realizada na Twitch, voltada para streaming de games, a democrata conseguiu bater o recorde de de 400.000 espectadores simultâneos

AOC: democrata foi reeleita nesta terça (William B. Plowman/NBC/Getty Images)

AOC: democrata foi reeleita nesta terça (William B. Plowman/NBC/Getty Images)

Tamires Vitorio

Tamires Vitorio

Publicado em 4 de novembro de 2020 às 00h16.

Última atualização em 4 de novembro de 2020 às 01h07.

A democrata Alexandra Ocasio-Cortez, a mulher mais jovem para fazer parte da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, foi reeleita nesta terça-feira, 3. Além de sua posição política forte, AOC (como é conhecida) também é famosa em um âmbito totalmente oposto à política --- ou nem tanto assim.

Em uma live realizada na Twitch, voltada para streaming de games, a democrata conseguiu bater o recorde de de 400.000 espectadores simultâneos durante a transmissão. Um feito e tanto, mas que ia além de somente jogar Among Us.

Na live, Cortez fez um apelo para que os jovens votassem nas eleições deste ano, cujos resultados começaram a ser apurados nesta terça. O objetivo de AOC, que tem 30 anos, era fazer com que as pessoas fossem às urnas.

Além da estratégia digital, AOC disputou a reeleição pelo 14° distrito de Nova York contra o republicano John Cummings, em uma disputa com arrecadação reservada a poucas corridas nos Estados Unidos. No país, a disputa eleitoral para vagas na Casa dos Representantes acontece a cada dois anos e são distritais, com um candidato de cada partido disputando diretamente a cadeira. No final desta noite, ela foi reeleita com 69% dos votos --- número expressivo, mas menor do que os quase 80% que a elegeram em 2018.

Dados do Center for Responsive Politics, apontam que a corrida entre os dois é a segunda mais cara do país para este ciclo eleitoral, acumulando 26 milhões de dólares em doações. Cummings, que é professor em uma escola no Bronx e ex-policial, arrecadou a menor parte do montante, pouco menos de 10 milhões de dólares.

Tom Doherty, um estrategista do Partido Republicano, afirmou ao New York Times que a arrecadação massiva de Cummings veio que pessoas que estão dispostas a investir numa derrota de AOC, como é conhecida a congressista. “Eu garanto que 75% dos contribuidores dele não sabem nada sobre ele”, disse.

A franca favorita para levar a cadeira no Congresso, AOC, como é conhecida, arrecadou expressivos 17 milhões de dólares. Ela é conhecida por sua participação nas redes sociais e carisma em questionamentos na Câmara dos Representantes. Ocasio-Cortez também tem uma plataforma mais alinhada com social-democracia de Bernie Sanders, e dividiu politicamente o eleitorado americano.

AOC é uma notória defensora de educação superior gratuita, abolição de políticas restritivas à imigração e da elaboração de um pacote de investimentos com consciênica ambiental, chamado Green New Deal, que prevê investimento trilionários pelo governo em geração de empregos e infraestrutura.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)GamesStreaming

Mais de Mundo

Domo de Ferro, Arrow, C-Dome e Patriot: Conheça os sistemas de defesa aérea utilizados por Israel

Smartphones podem explodir em série como os pagers no Líbano?

ONU diz que risco de desintegração do Estado de Direito na Venezuela é muito alto

Quem é Ibrahim Aqil, comandante do Hezbollah morto em ataque de Israel a Beirute