Mundo

Rede enviava material da Espanha para projeto nuclear do Irã

A mercadoria apreendida com o grupo consistia em 44 válvulas de Inconel 625, material com alta resistência à corrosão e apta para uso na indústria nuclear


	Técnico iraniano trabalha na central nuclear de Isfahan: a União Europeia proibiu a exportação desse tipo de equipamento para o Irã
 (©AFP/Arquivo / Behrouz Mehri)

Técnico iraniano trabalha na central nuclear de Isfahan: a União Europeia proibiu a exportação desse tipo de equipamento para o Irã (©AFP/Arquivo / Behrouz Mehri)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de janeiro de 2013 às 12h47.

Vitoria - A polícia espanhola desarticulou uma rede de tráfico de material destinado ao programa nuclear do Irã e deteve duas pessoas, informou nesta sexta-feira o Ministério do Interior.

Durante a operação, que continua aberta, a polícia interceptou um caminhão e apreendeu sua carga, propriedade da empresa Fluval Spain SL, situada na cidade de Amurrio, e que tinha como destino final Irã.

A mercadoria consistia em 44 válvulas de Inconel 625, material com alta resistência à corrosão e apta para uso na indústria nuclear.

A União Europeia (UE) proibiu a exportação desse tipo de equipamento para o Irã perante o grave risco que este material possa ser desviado para o desenvolvimento de seu programa nuclear.

A empresa teria mantido relações comerciais com entidades iranianas incluídas nas listas elaboradas pela UE por sua vinculação com o programa nuclear daquele país.

Os agentes registraram a empresa na presença de um dos detidos, o responsável de vendas para os Emirados Árabes e o Irã e localizaram documentação relativa a exportações com o Irã e faturas bancárias associadas, assim como diversos suportes e material informático.

O Ministério explicou que um fator-chave no descobrimento dessas atividades ilegais foi o "exaustivo" controle das exportações para impedir a compra de produtos e tecnologias de "duplo uso" pelos países assinalados como "sensíveis" nos fóruns internacionais. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEnergiaEnergia nuclearEspanhaEuropaInfraestruturaIrã - PaísPiigsUnião EuropeiaUsinas nucleares

Mais de Mundo

Melhorar a saúde e combater doenças requer espaço fiscal, diz Lula na última sessão do Brics

Às vésperas de tarifas de Trump, países ainda não fecharam acordos comerciais

Federação Israelita de SP cobra 'coragem' para apontar 'verdadeiros culpados' após fala de Lula

Design furtivo e conexão remota: veja como funciona narcosubmarino colombiano operado via Starlink