EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 7 de setembro de 2010 às 10h37.
ESTRASBURGO - A recuperação econômica está acelerando na União Europeia e o crescimento será maior este ano do que o inicialmente previsto, disse nesta terça-feira o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso.
Em discurso no Parlamento Europeu na cidade francesa de Estrasburgo, o chefe do executivo da UE afirmou que as reformas estruturais devem acelerar-se nos próximos 12 meses e o bloco de 27 países precisa mostrar solidariedade.
"A Europa deve mostrar que é mais do que 27 soluções nacionais diferentes. Ou nadamos juntos, ou afundamos em separado", disse ele.
Barroso, porém, destacou que o crescimento é desigual na região.
As últimas previsões oficiais colocam o crescimento da UE em 1% em 2010, e da zona do euro em 0,9%. Este mês deve ser anunciado um novo relatório com previsões revisadas.
Os países da União Europeia e a zona do euro têm enfrentado uma crise este ano pelos elevados déficits ocorridos para combater a crise econômica.
Barroso afirmou que o bloco, que representa mais de 500 milhões de pessoas, deve enfrentar agora os desequilíbrios entre os países com economias fortes e aqueles que têm um desempenho mais fraco.
Leia mais notícias sobre Europa.