Mundo

Recuperação da indústria ganha força na zona do euro

A Alemanha, maior economia da Europa, continuou sendo o motor da expansão no setor

O índice de produção subiu de 59,4 para 61,4, maior nível desde junho de 2000 (Eric Chan/Wikimedia Commons)

O índice de produção subiu de 59,4 para 61,4, maior nível desde junho de 2000 (Eric Chan/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de março de 2011 às 08h02.

Londres - O setor manufatureiro da zona do euro teve a maior expansão em quase 10 anos no mês passado, mas os preços tiveram a maior alta em pelo menos 14 anos, segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira.

O índice Markit do setor manufatureiro subiu de 57,3 para 59,0 em fevereiro, em linha com a estimativa preliminar. É a maior leitura desde junho de 2000.

O índice de produção subiu de 59,4 para 61,4, confortavelmente acima da marca de 50 que separa crescimento de contração e também o maior nível desde junho de 2000.

Mas a rápida expansão tem um custo, com o índice de preços de insumos subindo de 79,2 para 85,3 -- o maior nível desde que a pesquisa começou, em junho de 1997.

O índice de preços finais também alcançou a máxima recorde para a pesquisa, que foi realizada entre 11 e 21 de fevereiro, antes de os preços do petróleo dispararem novamente na semana passada, atingindo máximas em dois anos e meio por preocupações sobre fornecimento após os conflitos na Líbia. Os preços de commodities também dispararam devido a uma forte demanda.

A Alemanha, maior economia da Europa, continuou sendo o motor da expansão manufatureira. O índice do país atingiu 62,7, a máxima em 15 anos. Enquanto isso, as fábricas da França aceleraram a produção em relação aos níveis de janeiro.

A Itália e a Espanha também viram expansão no setor manufatureiro, e o Markit disse que a recuperação está se tornando mais ampla.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaEuropaIndústriaIndústrias em geralPaíses ricosUnião Europeia

Mais de Mundo

Conselho da Europa pede que países adotem noção de consentimento nas definições de estupro

Tesla reduz preços e desafia montadoras no mercado automotivo chinês

Alemanha prepara lista de bunkers e abrigos diante do aumento das tensões com a Rússia

Relatório da Oxfam diz que 80% das mulheres na América Latina sofreram violência de gênero