Mundo

Recorde de participação em eleições na Catalunha supera 81%

Este número representa um aumento de mais de seis pontos em relação com a votação de 2015, que também foi um recorde na época, com 74,95%

Catalunha: a mobilização eleitoral bateu inclusive o recorde de participação entre todas as disputas eleitorais realizadas na Espanha (Albert Gea/Reuters)

Catalunha: a mobilização eleitoral bateu inclusive o recorde de participação entre todas as disputas eleitorais realizadas na Espanha (Albert Gea/Reuters)

E

EFE

Publicado em 21 de dezembro de 2017 às 20h49.

Barcelona - A participação nas eleições regionais realizadas nesta quinta-feira na comunidade autônoma da Catalunha, na Espanha, atingiu um recorde histórico ao superar 81% do censo eleitoral, com 52,3% dos votos apurados, em um pleito caracterizado pela forte polarização do eleitorado.

Este número representa um aumento de mais de seis pontos em relação com a votação de 2015, que também foi um recorde na época, com 74,95%.

A grande mobilização eleitoral, que já era prevista na maioria das pesquisas, bateu inclusive o recorde de participação entre todas as disputas eleitorais realizadas na Espanha.

Até agora, a mais alta tinha sido nas eleições gerais em 1982, com 79,9%, quando ganhou o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) liderado pelo ex-presidente do governo espanhol Felipe González.

Cerca de 5,5 milhões de catalães estavam registrados para votar hoje para eleger o novo parlamento regional no pleito que foi convocado em 27 de outubro pelo governo espanhol para restabelecer a legalidade constitucional depois que o parlamento regional aprovou uma declaração ilegal de independência.

Acompanhe tudo sobre:CatalunhaEleiçõesEspanha

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia