Mundo

Reconstrução da Ucrânia é uma "tarefa geracional", afirma Olaf Scholz

"O que está em jogo é nada menos que a criação de um novo Plano Marshall para o século XXI, uma tarefa geracional que deve começar agora", afirmou Scholz

Olaf Scholz: "A reconstrução da Ucrânia é uma "tarefa geracional" que deve começar de maneira imediata" (Liesa Johannssen-Koppitz/Bloomberg/Getty Images)

Olaf Scholz: "A reconstrução da Ucrânia é uma "tarefa geracional" que deve começar de maneira imediata" (Liesa Johannssen-Koppitz/Bloomberg/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 25 de outubro de 2022 às 09h08.

A reconstrução da Ucrânia é uma "tarefa geracional" que deve começar de maneira imediata, afirmou nesta terça-feira o chefe de Governo da Alemanha, Olaf Scholz, durante uma conferência internacional dedicada ao tema.

"O que está em jogo é nada menos que a criação de um novo Plano Marshall para o século XXI, uma tarefa geracional que deve começar agora", afirmou Scholz ao abrir uma conferência internacional em Berlim sobre a reconstrução da Ucrânia, país atacado pela Rússia desde 24 de fevereiro.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também participou na conferência, que reúne líderes políticos e especialistas, e considerou "desconcertante" o tamanho da destruição.

"O Banco Mundial calcula que o custo dos danos será de 350 bilhões de euros e isto é mais do que um país ou uma união pode enfrentar por conta própria. Precisamos do mundo todo", disse.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que discursou por vídeo, pediu o apoio da comunidade internacional para que o país possa cobrir o déficit orçamentário previsto para o próximo ano.

"Nesta conferência temos que tomar uma decisão sobre a ajuda para cobrir o déficit orçamentário do próximo ano para a Ucrânia", afirmou. "É uma quantia muito importante de 38 bilhões de dólares [...] são os salários dos professores, dos médicos, as pensões, os benefícios sociais", acrescentou.

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:GuerrasRússiaUcrâniaUnião Europeia

Mais de Mundo

Canadá realiza eleição legislativa marcada por tensões com os EUA — e Trump — nesta segunda

Itamaraty confirma morte de brasileiro em atropelamento em Vancouver

Trump quer baixar imposto de renda com dinheiro do tarifaço, mas economistas alertam para riscos

Empresas de gás dizem que não podem cumprir veto de Trump a navios chineses