Mundo

Rebeldes tomam posto de controle militar na Síria

Rebeldes sírios disseram ter conquistado na sexta-feira um importante posto de controle militar em Deraa, berço da revolta contra o presidente Bashar al Assad

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de junho de 2013 às 19h33.

Beirute - Rebeldes sírios disseram ter conquistado na sexta-feira um importante posto de controle militar em Deraa, e esperam agora recuperar essa cidade ao sul do país que foi o berço da revolta contra o presidente Bashar al Assad iniciada há 27 meses.

Ativistas postaram um vídeo na Internet mostrando ativistas explodindo dos prédios altos vizinhos ao posto militar, envolvendo toda a área em uma nuvem de poeira.

Deraa foi o primeiro lugar a ter protestos pacíficos contra Assad, os quais depois se espalharam por todo o país e degeneraram em uma guerra civil que já matou mais de 100 mil pessoas, segundo cálculos do Observatório Sírio de Direitos Humanos, que opera na Grã-Bretanha articulando uma rede de ativistas na Síria.

Ativistas em Deraa disseram que os rebeldes destruíram quase todos os 48 postos militares na cidade e obrigaram os soldados a recuarem. "Isso significa que a cidade velha de Deraa está liberada. É uma grande coisa para todos os sírios: o coração da revolução foi libertado", disse por telefone um ativista chamado Ammar.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosGuerrasSíriaBashar al-Assad

Mais de Mundo

'Nossos países terão grande sucesso juntos', diz Trump sobre conversa com Lula

Alckmin diz que Trump designou Marco Rubio como interlocutor para tarifaço

R$ 5 milhões em moedas: mergulhadoras encontram tesouro perto de navio naufragado há 300 anos

Lula e Trump vão se encontrar pessoalmente 'em breve' e trocaram telefones, diz comunicado