Mundo

Rebeldes sírios tomam mesquita dos Omeyas em Alepo

A mesquita é símbolo histórico e religioso da segunda cidade síria


	Avião MIG sobrevoa o bairro de Hawiqah: construída no século VIII e depois reconstruída no século XIII, a mesquita foi devastada pelos combates desta semana
 (Zac Baillie/AFP)

Avião MIG sobrevoa o bairro de Hawiqah: construída no século VIII e depois reconstruída no século XIII, a mesquita foi devastada pelos combates desta semana (Zac Baillie/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de fevereiro de 2013 às 08h38.

Beirute - Os rebeldes sírios tomaram na madrugada desta quinta-feira o controle da mesquita dos Omeyas, no centro de Alepo, símbolo histórico e religioso da segunda cidade síria, após a retirada das forças regulares das construções vizinhas, informou uma ONG.

"Os soldados do regime se retiraram da mesquita que agora está nas mãos dos rebeldes (...)", informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

Construída no século VIII e depois reconstruída no século XIII, a mesquita foi devastada pelos combates desta semana, e o teto do museu desabou, segundo esta organização, que se apoia em uma rede de militantes e fontes médicas em hospitais de toda a Síria.

Uma parte da mesquita já sofreu diversos danos durante o outono (no hemisfério norte), após combates entre rebeldes e tropas do regime.

Uma das principais atrações do local eram as relíquias, que, segundo a tradição, pertenciam ao profeta Maomé, além da arquitetura do local.

Acompanhe tudo sobre:GuerrasReligiãoSíria

Mais de Mundo

Papa Francisco aparece de surpresa na missa do Domingo de Ramos

Ataque da Rússia com mísseis deixa ao menos 30 mortos na Ucrânia

Equador escolhe novo presidente neste domingo em 2º turno acirrado

‘Vamos recuperar nosso quintal’, diz secretário de Trump sobre América Latina