Mundo

Rebeldes sírios tomam controle de cidade em Deraa

ELS conseguiu, além disso, pôr em liberdade um número indeterminado de pessoas que estavam detidas pelas forças do regime sírio dentro de uma clínica


	Rebeldes sírios enfrentam tropas do regime de Assad: hoje os combatentes insurgentes conseguiram tomar o controle da cidade de Halfaya e de outros seis povoados menores
 (©afp.com)

Rebeldes sírios enfrentam tropas do regime de Assad: hoje os combatentes insurgentes conseguiram tomar o controle da cidade de Halfaya e de outros seis povoados menores (©afp.com)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de dezembro de 2012 às 17h23.

Cairo - O Exército Livre Sírio (ELS) "libertou" nesta sexta-feira a cidade de Basr al Harir, na província sulina de Deraa, após duros confrontos contra as forças do regime do presidente Bashar al Assad.

Segundo os opositores Comitês de Coordenação Local (CCL), o ELS conseguiu, além disso, pôr em liberdade um número indeterminado de pessoas que estavam detidas pelas forças do regime sírio dentro de uma clínica.

A tomada da cidade foi confirmada também pelos grupos opositores Comissão Geral da Revolução Síria e a Rede Sham.

No último dia 18 de dezembro, os rebeldes sírios lançaram uma operação militar para "libertar" a província de Hama, no centro do país, das mãos das tropas do regime de Assad.

Em declarações por telefone, o coronel Qasem Saadedin explicou que hoje os combatentes insurgentes conseguiram tomar o controle da cidade de Halfaya e de outros seis povoados menores.

Nesse mesmo dia, os rebeldes sírios também anunciaram que tinham tomado o controle do campo de refugiados palestinos de Al Yarmouk, no sul de Damasco, após choques com os leais ao regime de Assad.

O porta-voz do ELS, Fahd Al-Masri, explicou à Agência Efe por telefone que os insurgentes controlaram Al Yarmouk "após intensos enfrentamentos com as forças de Assad, que o bombardearam com artilharia pesada, mísseis e aviões".

Acompanhe tudo sobre:Bashar al-AssadGuerrasPolíticosSíria

Mais de Mundo

Trump terá desafios para cortar gastos mesmo com maioria no Congresso

Milei chama Bolsonaro de amigo e lamenta ausência em evento de posse de Trump

Conheça três primeiras reféns do Hamas que podem ser libertadas em acordo de cessar-fogo com Israel

Trump promete deportações em massa, mas expulsou menos estrangeiros que Obama