Membro do exército livre da Síria aponta sua arma através de um buraco no distrido de Saif al-Dawla, em Alepo (Giath Taha/Reuters)
Da Redação
Publicado em 21 de março de 2013 às 10h39.
Beirute - Rebeldes sírios tomaram nas últimas 24 horas várias cidades próximas às colinas do Golã (território sírio ocupado por Israel), disseram rebeldes e um grupo de monitoramento nesta quinta-feira, alimentando as tensões em uma sensível zona militar.
"Estamos atacando posições governamentais à medida que o Exército tem bombardeado civis, e planejamos tomar mais cidades", disse Abu Essam Taseel, porta-voz da brigada rebelde Mártires de Yarmouk, que opera na área.
O Observatório Sírio de Direitos Humanos, que compila relatos de observadores no país, disse que na quarta-feira à noite os rebeldes capturaram a localidade de Khan Arnabeh, que fica sobre a linha de cessar-fogo entre as forças israelenses e palestinas, e junto a uma rodovia que leva ao território controlado por Israel desde 1967.
A entidade disse também que os rebeldes conquistaram Mashati al Khadar e Seritan Lahawan, duas aldeias próximas à linha do cessar-fogo.
As forças da ONU que monitoram a linha suspenderam suas patrulhas neste mês, depois que 21 observadores filipinos passaram três dias como reféns dos rebeldes.