Mundo

Rebeldes sírios combatem grupo palestino em Damasco

Os rebeldes, que lutam para derrubar o regime de Assad, conquistaram avanços significativos nas últimas semanas


	Soldado do exército livre da Síria cobre o corpo de soldado leal ao presidente sírio Bashar al-Assad
 (Zain Karam/Reuters)

Soldado do exército livre da Síria cobre o corpo de soldado leal ao presidente sírio Bashar al-Assad (Zain Karam/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de dezembro de 2012 às 14h09.

BEIRUTE, Líbano - Confrontos entre rebeldes sírios e um grupo palestino leal ao presidente Bashar Assad foram registrados nesta terça-feira no interior de um campo de refugiados em Damasco. Os rebeldes, que lutam para derrubar o regime de Assad, conquistaram avanços significativos nas últimas semanas, capturando bases aéreas e instalações militares no interior e nas proximidades de Damasco.

A ofensiva da oposição no campo de refugiados palestinos de Yarmouk, sul da Damasco, teve início na sexta-feira e tem como objetivo expulsar do local palestinos ligados ao governo de Assad.

Quando a revolta contra o regime de Assad começou, em março de 2011, a comunidade palestina na Síria, composta por meio milhão de pessoas, não se envolveu. Porém, na medida em que a guerra civil se intensificou, a maior parte dos palestinos passou a apoiar os rebeldes mas outros, como o Comando Geral da Frente Popular pela Libertação da Palestina (FLPP), passaram a lutar do lado do governo sírio.

Na tarde desta terça-feira, o Exército sírio enviou vários tanques para a principal entrada do campo, disseram moradores. No interior do campo, porém, não havia sinais de tropas do governo. A maior parte dos confrontos ocorreu entre rebeldes e homens da FLPP, grupo liderado por Ahmed Jibril, antigo aliado de Assad.

Vídeos gravados por ativistas e colocados na internet mostram homens armados nas ruas do campo em Damasco, enquanto pessoas aplaudiam sua presença e gritavam "Deus é grande". Pode-se ouvir tiros ao fundo e o narrador diz que os rebeldes são membros do Exército Livre Sírio.

Os confrontos no campo forçaram a saída de refugiados palestinos e sírios que haviam se transferido para o local para fugir da violência em outros pontos da cidade. A Organização das Nações Unidas (ONU) disse à Associated Press que a situação em Yarmouk é "caótica". As informações são da Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:GuerrasSíria

Mais de Mundo

Governo Trump diz que situação dos direitos humanos no Brasil 'se deteriorou'

Xi Jinping e Lula discutem cooperação econômica em telefonema oficial

Petro critica Trump por classificar Bogotá como um dos 'piores lugares do mundo'

Secretário de Defesa dos EUA compartilha vídeo contra direito de voto das mulheres