Mundo

Rebeldes capturam general e exigem soltura de detidos na Síria

Para evitar a execução do general, o regime sírio tem 72 horas para libertar opositores

Nesta quinta-feira se completa um ano do início dos protestos contra o regime de Damasco, o que já causou mais de 7.500 mortes, segundo os cálculos da ONU (AFP)

Nesta quinta-feira se completa um ano do início dos protestos contra o regime de Damasco, o que já causou mais de 7.500 mortes, segundo os cálculos da ONU (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de março de 2012 às 17h33.

Cairo - Os rebeldes capturaram um general do Exército sírio e deram o prazo de 72 horas ao regime para que liberte alguns detidos em Duma, na periferia de Damasco, a fim de evitar sua execução, informou nesta quinta-feira à Agência Efe o dirigente dos soldados desertores Malek al-Kurdi.

O 'número 2' do Exército Livre Sírio (ELS) disse que suas forças devem tomar este tipo de medida para evitar o aumento do número de detidos nas prisões sírias.

O ELS postou um vídeo na internet no qual um de seus militantes anuncia a captura do general Naim Jalil Oda durante uma operação em Duma e dá o ultimato de 72 horas, a partir de ontem.

'Informamos às autoridades responsáveis de nossas condições para pôr Oda em liberdade: libertar os detidos nas sedes dos serviços da Inteligência Aérea em Duma dentro do prazo de 72 horas, porque, se não, será executado em público, e isto é o começo', diz o membro do ELS.

Esse corpo de inteligência é considerado a instituição de segurança mais brutal em sua atuação contra os protestos antigovernamentais.

Kurdi não quis dar mais detalhes, mas advertiu que não será a última vez em que o ELS irá capturar membros das Forças Armadas.

Nesta quinta-feira se completa um ano do início dos protestos contra o regime de Damasco, o que já causou mais de 7.500 mortes, segundo os cálculos da ONU. 

Acompanhe tudo sobre:MortesPrisõesSíria

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos