Mundo

Reação à Coreia; Ameaça da Al-Qaeda…

A reação à Coreia A Coreia do Norte afirmou ter conduzido o maior de seus cinco testes nucleares na manhã desta sexta-feira, num ato que provocou forte reação da comunidade internacional. A Coreia do Sul cobrou do Conselho de Segurança da ONU sanções mais pesadas, que poderiam chegar à exclusão do país da comunidade financeira […]

CHINA: país fará a infraestrutura do Brasil, acredita especialista / Thomas Peter/ Reuters

CHINA: país fará a infraestrutura do Brasil, acredita especialista / Thomas Peter/ Reuters

DR

Da Redação

Publicado em 9 de setembro de 2016 às 18h44.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h44.

A reação à Coreia

A Coreia do Norte afirmou ter conduzido o maior de seus cinco testes nucleares na manhã desta sexta-feira, num ato que provocou forte reação da comunidade internacional. A Coreia do Sul cobrou do Conselho de Segurança da ONU sanções mais pesadas, que poderiam chegar à exclusão do país da comunidade financeira internacional. O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, conversou com o presidente americano, Barack Obama, pedindo ações para que o país entenda os custos de suas provocações. Os chineses, por sua vez, criticaram o teste, mas evitaram reações mais duras — os norte-coreanos são aliados históricos de Pequim.

Homenagem a Mao

Milhares de chineses reuniram-se nesta sexta-feira em Shaoshan, cidade natal de Mao Tsé-tung, para comemorar o 40o aniversário da morte do ditador. O ponto de peregrinação foi uma estátua de 6 metros de altura de Mao para representar a cerimônia de fundação da República Popular da China em 1949. Até 1976, Mao liderou um regime que ditou os preceitos que transformaram a China numa potência, mas suas decisões causaram a morte de cerca de 70 milhões de pessoas.

Um processo de 19 bi

A operadora de cartões Mastercard está sendo processada numa ação de cerca de 19 bilhões de dólares. A acusação é a cobrança de tarifas excessivas. O caso foi aberto pelo ex-executivo de finanças Walter Merricks, que afirma que a companhia cobrou taxas ilegais de lojistas, o que acabou prejudicando os consumidores. Segundo ele, era como se a empresa cobrasse um “imposto invisível”. A Mastercard tem 46 milhões de clientes no Reino Unido.

20 mi dólares para Hillary

Dustin Moskovitz, um dos fundadores da rede social Facebook, anunciou nesta sexta-feira que doará 20 milhões de dólares à campanha da democrata Hillary Clinton. “Se Donald Trump ganhar, o país dará marcha a ré e ficará mais isolado da comunidade global”, afirmou Moskovitz à página Medium.com. Para o jovem multimilionário, as propostas do republicano são “tão pouco convincentes” que o fazem acreditar que seu interesse em chegar à Casa Branca seja promover os próprios negócios.

Ameaça da Al-Qaeda

O líder do grupo terrorista Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri, ameaçou repetir os ataques do 11 de Setembro “milhares de vezes” num vídeo divulgado por extremistas na internet. O motivo é o 15º aniversário dos atentados às Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova York. O 11 de Setembro é “resultado dos seus crimes contra nós”, afirmou Ayman al-Zawahiri. Segundo ele, se as ocupações em países muçulmanos continuarem, o 11 de Setembro se repetirá “milhares de vezes”.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mundo

Netanyahu oferece quase R$ 30 milhões por cada refém libertado que permanece em Gaza

Trump escolhe Howard Lutnick como secretário de Comércio

Ocidente busca escalada, diz Lavrov após 1º ataque com mísseis dos EUA na Rússia

Biden se reúne com Lula e promete financiar expansão de fibra óptica no Brasil