Mundo

RCA precisa de apoio internacional, diz presidente

Presidente interina da República Centro-Africana diz que país não terá ordem sem ajuda do resto do mundo

Catherine Samba-Panza, presidente interina da República Centro-africana (AFP)

Catherine Samba-Panza, presidente interina da República Centro-africana (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de março de 2014 às 15h04.

Kinshasa - Não há qualquer chance de levar estabilidade rapidamente para a República Centro-Africana sem "maciço" apoio internacional, alertou a presidente interina do país, Catherine Samba-Panza, nesta segunda-feira.

"Herdei um país à beira do colapso, com insegurança crescente, falta de autoridade do Estado em todo o território nacional e diante de um desastre humanitário sem precedentes", afirmou a presidente interina, em um fórum de mulheres em Kinshasa, capital do país. Em discurso na abertura do evento, Catherine se disse determinada a dar continuidade ao processo de transição democrática. "Mas sem apoio e assistência maciços da comunidade internacional... Não vamos cumprir nossa meta de estabilizar o país e restaurar a ordem constitucional no prazo previsto", alertou.

Catherine assumiu o poder em janeiro, após a deposição do primeiro presidente muçulmano do país, Michel Djotodia, que havia chegado ao poder por meio de um golpe, em meio a uma crise de violência inter-religiosa no país, que tem maioria cristã. A presidente interina tem a responsabilidade de organizar eleições até, no máximo, a metade de 2015.

A líder tem apelado repetidamente às Nações Unidas para que envie uma força de paz de 10 mil homens, que se juntariam aos 8 mil soldados estrangeiros que já estão no país. 

Acompanhe tudo sobre:África

Mais de Mundo

Trump e Putin dizem ter avançado em conversas, mas não anunciam medidas em encontro no Alasca

Decisão poupa Argentina de entregar ações da YPF enquanto recursos não forem resolvidos

Governo Trump cria 'lista de lealdade' e classifica empresas por apoio a seu pacote fiscal

Avião B-2, modelo usado em ataque no Irã, passa perto de Putin em encontro com Trump; assista