Mundo

Ranking mostra países latinos mais descontentes com política

A Colômbia lidera a lista, mas o Brasil vem logo em seguida com 71% de entrevistados insatisfeitos


	Política: 59% da população dos nove países latino-americanos estudados está insatisfeita com a forma como seu sistema político funciona
 (Ueslei Marcelino/Reuters)

Política: 59% da população dos nove países latino-americanos estudados está insatisfeita com a forma como seu sistema político funciona (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de fevereiro de 2015 às 17h08.

Washington - Brasil, Colômbia e Argentina estão entre os países emergentes que tem a população mais desencantada com a política, apontou um estudo divulgado nesta quinta-feira pelo centro de estudos americano Pew.

O estudo analisou dados compilados em 31 países emergentes e em vias de desenvolvimento, entre eles nove da América Latina (os três mais Peru, México, Venezuela, Chile, El Salvador e Nicarágua) e concluiu que esta região é, junto com o Oriente Médio, a que concentra o maior descontentamento político entre sua população.

Em média, 59% da população dos nove países latino-americanos estudados está insatisfeita com a forma como seu sistema político funciona, e 40% disseram estar de acordo.

A Colômbia lidera a lista com 75% dos entrevistados insatisfeitos e 24% satisfeitos, segundo o estudo, que utilizou dados recolhidos na primeira metade de 2014.

Em seguida vem o Brasil, com 71% de insatisfeitos e 29% não; Argentina, com 68% de desencantados com a política e 31% que não estão; e Peru, com 62% de descontentes e 36% de satisfeitos.

México, com 59% de insatisfeitos e 40%; Venezuela (55% e 45%) e Chile (51% e 44%).

El Salvador e Nicarágua são os países com menor descontentamento político da lista: o primeiro tem 45% de insatisfeitos e 53% de satisfeitos com seu panorama político; já o segundo tem 32% descontentes e 66% se consideram atendidos.

Além disso, nos nove países latino-americanos estudados, 74% pensam que os mais ricos do país têm muita influência na política, destaca o centro Pew, sediado em Washington.

Um 83% dos indagados na Colômbia o considera assim, da mesma forma que um 81% no Peru, um 79% no Brasil, um 76% no Chile, um 74% em El Salvador, um 68% no México, um 64% na Argentina, um 61% na Nicarágua e um 44% na Venezuela.

Dos 31 países do mundo estudados por Pew, o único que supera a Colômbia em insatisfação política entre a população é o Líbano (90%), e o Brasil tem o mesmo percentual de frustração com a política que os territórios palestinos.

O estudo se baseou em entrevistas presenciais com mil adultos em cada um dos países entre abril e maio de 2014, com margens de erro que variam segundo o país, mas que, em geral, oscilam entre 3,5 e 4,5 pontos percentuais. 

Acompanhe tudo sobre:ListasRankingsPolíticaAmérica Latina

Mais de Mundo

Polônia pede sessão urgente do Conselho de Segurança após violação de espaço aéreo

NASA proíbe chineses com visto dos EUA de trabalhar em programas espaciais

Em meio a derrota política, Milei comemora inflação abaixo do esperado na Argentina em agosto: 1,9%

Exército do Nepal pede a turistas que busquem assistência durante toque de recolher