Mundo

Rajoy reafirma compromisso da Espanha com integração da UE

O comentário de Rajoy contrasta com o que afirmou mais cedo o ministro de Relações Exteriores interino da Espanha, José Manuel García-Margallo


	Mariano Rajoy: a Espanha e o Reino Unido disputam Gibraltar desde que forças anglo-holandesas capturaram o território em 1704
 (REUTERS/Juan Medina)

Mariano Rajoy: a Espanha e o Reino Unido disputam Gibraltar desde que forças anglo-holandesas capturaram o território em 1704 (REUTERS/Juan Medina)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de junho de 2016 às 11h20.

Madri - O primeiro-ministro interino da Espanha, Mariano Rajoy, disse hoje que seu governo recebeu "com tristeza" a decisão dos britânicos de votarem pela saída do Reino Unido da União Europeia, no processo conhecido como "Brexit".

Rajoy também reafirmou o compromisso de Madri com uma "maior integração econômica e política" da UE. A Espanha está entre os países mais pró-europeus do bloco.

Em comentários transmitidos pela TV local, Rajoy disse ainda que os espanhóis no Reino Unido e os britânicos na Espanha vão manter os direitos de trabalho e viagem em cada país, como garantido pela legislação da UE, enquanto o governo britânico negocia a saída do bloco.

Rajoy notou que essas negociações vão demorar "ao menos dois anos", período que só começará a contar depois que o Reino Unido notificar oficialmente os demais integrantes da UE que deixará o bloco.

Trabalhadores em Gibraltar, um território britânico localizado no extremo sul da Península Ibérica, também poderão continuar "trabalhando e circulando com absoluta normalidade", disse Rajoy.

O comentário de Rajoy contrasta com o que afirmou mais cedo o ministro de Relações Exteriores interino da Espanha, José Manuel García-Margallo. Para o ministro, a votação britânica vai fortalecer a antiga reivindicação da Espanha de assumir o controle de Gibraltar.

A Espanha e o Reino Unido disputam Gibraltar desde que forças anglo-holandesas capturaram o território em 1704 e os britânicos conquistaram a soberania, nove anos depois. Desde então, os espanhóis tentam recuperar o território.

No domingo (25), os espanhóis vão realizar eleições parlamentares. Na campanha pré-eleitoral, o premiê interino e o seu conservador Partido Popular têm prometido manter o período de crescimento econômico e criação de empregos que tirou a Espanha da recessão sob o comando de Rajoy.

O pleito do fim de semana será o segundo na Espanha em seis meses. Uma votação inicial, ocorrida em dezembro, levou à fragmentação do Parlamento. As últimas pesquisas mostram que, mais uma vez, nenhum partido individual ou aliança deverá conquistar a maioria.

Os parlamentares provavelmente lançarão uma nova rodada de negociações, na tentativa de formar um governo, e o resultado dessas conversas é incerto.

O impacto do Brexit na Espanha, cuja economia e empresas têm estreitos laços com o Reino Unido, é outro fator de incerteza.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaPiigsReino UnidoBrexitUnião EuropeiaEspanha

Mais de Mundo

Otan anuncia iniciativa militar após violação do espaço aéreo da Polônia por drones russos

Assembleia Geral da ONU apoia futuro Estado palestino, mas sem o Hamas; 'Vergonhoso', diz Israel

Nova premier interina do Nepal toma posse para liderar transição após protestos violentos

Trump anuncia que enviará tropas a Memphis para combater crime na cidade