Mundo

Rajoy nega conhecimento de caixa 2 em depoimento a tribunal

A negativa diz respeito a um suposto esquema de financiamento ilegal dentro do Partido Popular (PP)

Mariano Rajoy: ele é o primeiro premiê em exercício na Espanha a ser convocado a um tribunal como testemunha (Reuters TV/Reuters)

Mariano Rajoy: ele é o primeiro premiê em exercício na Espanha a ser convocado a um tribunal como testemunha (Reuters TV/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 26 de julho de 2017 às 09h55.

San Fernando de Henares - O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, negou nesta quarta-feira ter qualquer conhecimento de um esquema de financiamento ilegal dentro de seu Partido Popular (PP), e disse que não receber qualquer pagamento ilícito, ao prestar depoimento em um tribunal como parte de um longo caso de corrupção.

Rajoy é o primeiro premiê em exercício na Espanha a ser convocado a um tribunal como testemunha. O julgamento é centrado em acusações de corrupção envolvendo empresas e governos de pequenas cidades, mas envolveu o primeiro-ministro e levou a alegações de uso de caixa 2 dentro de seu partido.

Questionado no tribunal se sabia que havia um esquema de financiamento ilegal para campanhas eleitorais dentro do partido e doação de dinheiro por doadores anônimos, Rajoy disse: "Nunca".

"Eu nunca ouvi nada porque, como já disse, eu nunca fui responsável por questões financeiras dentro do partido", disse Rajoy.

Acompanhe tudo sobre:Partidos políticosCorrupçãoEspanha

Mais de Mundo

Texas adota mapa eleitoral para preservar maioria legislativa de Trump, de olho nas eleições de 2026

Índia anuncia suspensão parcial de remessas postais aos EUA após mudança em tarifas

Ataques israelenses matam ao menos 61 palestinos em Gaza em 24 horas

Rússia reivindica tomada de duas localidades na região ucraniana de Donetsk