Mundo

Rajoy garante independência: 'Não dou explicações nem a Merkel nem a Sarkozy'

Primeiro-ministro espanhol se orgulhou de sua independência e autonomia

Rajoy assume quarta-feira como primeiro-ministro (Javier Soriano/AFP)

Rajoy assume quarta-feira como primeiro-ministro (Javier Soriano/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de dezembro de 2011 às 11h10.

Madri - O novo primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, se orgulhou nesta terça-feira de sua independência e autonomia e garantiu que não dá explicações sobre suas decisões 'nem à senhora (Angela) Merkel nem ao senhor (Nicolas) Sarkozy'.

'Tenho total e absoluta certeza de que, se existe algo que posso presumir, mesmo com meus defeitos, é que sou independente, não devo a ninguém mais além do interesse geral', ressaltou Rajoy no último dia de debate de posse realizado no Congresso dos Deputados.

Esta foi a resposta de Rajoy, que assume nesta quarta-feira como primeiro-ministro, à deputada do Geroa Bai Uxue Barkos, ao questioná-lo sobre se iria comentar suas políticas com a chanceler alemã e o presidente francês antes dos cidadãos espanhóis tomarem conhecimento.

Na segunda-feira, a coalizão Esquerda Unida (IU) afirmou ser óbvio que o discurso de Rajoy era 'de trâmite' no Parlamento, e que a aprovação que verdadeiramente importa ao futuro presidente é 'a de Angela Merkel e Nicolas Sarkozy'.

Após negar as acusações, o líder conservador respondeu nesta terça: 'Não devo explicações nem à senhora Merkel nem ao senhor Sarkozy sobre minhas decisões, que serão as que considerar justas, razoáveis e boas para os espanhóis'. 

Acompanhe tudo sobre:Crises em empresasEspanhaEuropaPiigsPolíticaUnião Europeia

Mais de Mundo

O que é o Projeto Manhattan, citado por Trump ao anunciar Musk

Donald Trump anuncia Elon Musk para chefiar novo Departamento de Eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA