O rei espanhol Juan Carlos saiu nesta quarta da clínica onde foi operado de uma fratura de quadril sofrida na última sexta-feira passada ao cair durante a caçada (Dani Pozo/AFP)
Da Redação
Publicado em 18 de abril de 2012 às 17h21.
Cidade do México - O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, disse nesta quarta-feira que o rei Juan Carlos foi claro ao se desculpar por caçar elefantes em Botsuana na última semana e elogiou o monarca pela dedicação à Espanha por muitos anos e a aproximação com a comunidade ibero-americana.
"Ele é o melhor embaixador da Espanha e o mais firme defensor da comunidade de países ibero-americanos no mundo todo", disse Rajoy em um pronunciamento junto com o presidente do México, Felipe Calderón.
Sem comentar sobre a polêmica motivada pela recente viagem do monarca a Botsuana, Rajoy falou que o rei sempre buscou uma irmandade com os países que têm o espanhol como idioma.
Rajoy discursou ao lado de Calderón depois de uma reunião entre os dois no Palácio Nacional do México. O presidente espanhol fez sua primeira visita oficial ao ao país com o objetivo de impulsionar as relações econômicas e comerciais.
Uma jornalista perguntou a opinião do presidente sobre a participação do rei em uma caçada de elefantes em Botsuana, em um momento de crise na Espanha, e o pedido de desculpas feito nesta quarta-feira. Mas Rajoy preferiu se esquivar.
"Tudo o que tinha a dizer sobre o rei, já disse. Ele foi muito claro hoje, e eu, como presidente do Governo, não tenho nada que acrescentar além do falei no meu discurso", declarou.
O rei espanhol Juan Carlos saiu nesta quarta da clínica onde foi operado de uma fratura de quadril sofrida na última sexta-feira passada ao cair durante a caçada.