Mundo

Rajoy anuncia primeiras nomeações à frente do Parlamento espanhol

Jesús Posada e Pio García Escudero serão os presidentes do Congresso dos Deputados e do Senado, respectivamente

Mariano Rajoy, líder do Partido Popular: o próximo premiê espanhol também anunciou que o deputado Alfonso Alonso será o porta-voz do PP no Congresso (Pierre-Philippe Marcou/AFP)

Mariano Rajoy, líder do Partido Popular: o próximo premiê espanhol também anunciou que o deputado Alfonso Alonso será o porta-voz do PP no Congresso (Pierre-Philippe Marcou/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de dezembro de 2011 às 10h05.

Madri - O próximo primeiro-ministro espanhol, o conservador Mariano Rajoy, anunciou nesta segunda-feira que Jesús Posada e Pio García Escudero serão os presidentes do Congresso dos Deputados e do Senado, respectivamente.

Rajoy anunciou assim suas primeiras nomeações desde que ganhou as eleições gerais por maioria absoluta, às vésperas da constituição do novo Parlamento, que na terça-feira realizará as sessões constitutivas desta legislatura.

O próximo premiê espanhol também anunciou que o deputado Alfonso Alonso será o porta-voz do Partido Popular (PP, centro-direita) no Congresso.

Jesús Posada, que presidirá o Congresso dos Deputados, já foi ministro da Agricultura e de Administrações Públicas nos governos de José María Aznar (1999-2002). Anteriormente, havia sido presidente da região de Castela e Leão (1989-1991).

Já Pio García Escudero, que presidirá o Senado, foi porta-voz do Partido Popular na Câmara Alta desde 2004 e já havia sido presidente do PP em Madri (1993-2004).

Posada e García Escudero tomarão posse nesta terça nas sessões de constituição de ambas as câmaras. 

Acompanhe tudo sobre:CongressoPolítica

Mais de Mundo

Trump impõe tarifa adicional de 25% sobre produtos indianos por compra de petróleo russo

Hiroshima lembra 80 anos da bomba atômica e alerta sobre crescente ameaça nuclear global

Enviado de Trump se reúne com Putin em Moscou; veja os detalhes da conversa

Milei e Trump: qual é a tarifa imposta pelos EUA à Argentina?