Mundo

Quinze soldados, quatro rebeldes e um civil mortos na Síria

O presidente do Observatório Sírio dos Direitos Humanos disse que "As forças do regime utilizam helicópteros e lança-foguetes"

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de junho de 2012 às 14h36.

Beirute - Quinze soldados e quatro rebeldes foram mortos nesta terça-feira em combates entre o Exército regular e insurgentes no oeste da Síria, indicou à AFP o presidente do Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Esse registro eleva a 25 o número de mortes em episódios de violência durante esta terça-feira.

"Quinze soldados e quatro combatentes da oposição morreram em combates registrados em várias aldeias de Al-Hiffa, na região de Latakia", declarou Rami Abdel Rahman, indicando também "dezenas" de militares feridos.

Um civil também perdeu a vida durantes esses combates.

"As forças do regime utilizam helicópteros e lança-foguetes posicionados nas bases militares das aldeias vizinhas", indicou Abdel-Rahman. O OSDH havia indicado anteriormente "violentos combates" em aldeias desta região e um ataque efetuado contra a cidade de Al-Hiffa.

Durante o final de semana, cerca de 80 soldados do Exército regular morreram em combates com os insurgentes na Síria, que é palco de uma revolta sem precedentes contra o governo de Bashar al-Assad desde março 2011.

O chefe do OSDH atribuiu o grande número de militares mortos à "escalada dos combates" em todo o país nos últimos dias.

"O Exército sírio enfrenta soldados rebeldes e opositores armados, que conhecem muito bem o terreno e que são bem recebidos pela população", explicou Abdel Rahman.

Já a agência oficial Sana indicou que "grupos terroristas armados atacaram nesta terça-feira cidadãos e membros das forças de ordem em Al-Hiffa, destruíram duas ambulâncias e tentaram de saquear prédios públicos e privados".

"Dois membros das forças de ordem foram mortos e alguns terroristas foram mortos e feridos em combate", acrescentou a Sana.

Acompanhe tudo sobre:SíriaDitaduraPrimavera árabe

Mais de Mundo

Europa deve assumir 'maior parte do fardo' da segurança da Ucrânia, diz vice de Trump

Egito acusa Israel de ignorar proposta de trégua em Gaza aceita pelo Hamas

Na Argentina, carteira de motorista e impostos agora podem ser pagos com criptomoedas; entenda

China critica mobilização militar dos EUA no Caribe e rejeita interferência na Venezuela