Mundo

Quer ser presidente do Banco Central Europeu?

Autoridade monetária da zona do euro lança jogo que permite ao usuário controlar as taxas de juros da economia do bloco

Interface do jogo: candidato a banqueiro central enfrenta crises de energia e colapsos no mercado financeiro (Reprodução)

Interface do jogo: candidato a banqueiro central enfrenta crises de energia e colapsos no mercado financeiro (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de dezembro de 2010 às 15h36.

São Paulo - O Banco Central Europeu (BCE) lançou nesta semana uma ferramenta que fará os críticos das autoridades monetárias serem, no mínimo, mais solidários em seus comentários. O jogo chamado “€CONOMIA" permite ao internauta se colocar no lugar da autoridade máxima do BCE.

A brincadeira, que segundo o BCE, tem como público-alvo jovens de 18 a 25 anos, consiste em controlar a taxa de juros trimestral da zona do euro durante oito anos, para manter a inflação estável. A cada trimestre ele pode optar por baixar, manter ou elevar os juros, e conta com instrumentos que o auxiliam nesta tarefa.

Para tomar sua decisão, o jogador dispõe de uma equipe de conselheiros e de alguns indicadores, como o crescimento da produção e o nível de desemprego. Há também uma seção que simula o noticiário de imprensa, com a repercussão de cada medida adotada pelo banco.

Mas vida de presidente do Banco Central não é fácil - os europeus que o digam. Ao longo do percurso, o simulador insere alguns imprevistos para aumentar a dor de cabeça do jogador. Crises energéticas, situações climáticas adversas, e um colapso nos mercados financeiros são algumas das "diversões" com as quais o aspirante a economista-chefe se depara.

No fim do jogo, o internauta recebe uma avaliação, que é positiva se ele conseguir manter a taxa de inflação perto de 2% ao ano, com o mínimo possível de variação.

Inflação

Um segundo jogo, chamado de "A Ilha da Inflação" (Inflation Island), permite ao jogador aprender o que acontece com os setores mais importantes da economia de um país em cenários com diferentes níveis de inflação.

Em situações de "deflação", "estabilidade de preços", "inflação elevada" e "hiperinflação", o simulador mostra o que acontece com o varejo, a construção civil, o mercado financeiro, e quais são as reações do governo em cada caso.

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralEuropaInflaçãoJurosMercado financeiroUnião Europeia

Mais de Mundo

Trump promete nova tarifa de 10% sobre a China e ações asiáticas caem

Trump chama bispa de Washington de 'desagradável' e exige desculpas

Com encontro em Paris, Macron e Scholz buscam unidade para enfrentar Trump

Governo Trump pede que agências elaborem listas de funcionários 'fáceis de demitir'