Mundo

Quem venceria se as eleições nos EUA fossem hoje — ele ou ela?

Grupo de pesquisa resolveu colocar as duas personalidades à prova

 (JONATHAN ERNST/ Lucy Nicholson/Reuters)

(JONATHAN ERNST/ Lucy Nicholson/Reuters)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 10 de janeiro de 2018 às 18h45.

Última atualização em 11 de janeiro de 2018 às 18h22.

São Paulo - Se as eleições americanas para escolher o novo presidente dos Estados Unidos fossem hoje, quem levaria a melhor: o atual ocupante do posto, Donald Trump, ou a apresentadora de TV Oprah Winfrey?

Acredite, a comoção gerada pela ideia da empresária e ativista social se lançar na corrida à Casa Branca, alimentada por seu forte discurso durante a premiação do Globo de Ouro, causou tanta comoção no país que o grupo de pesquisa Rasmussen resolveu colocar os dois à prova.

O resultado? Em uma hipotética eleição, Oprah venceria, com 10% de vantagem, contrariando as previsões do próprio Trump. 

Quarenta e oito por cento dos entrevistados disseram que votariam  ​​em Winfrey, enquanto 38% disseram que escolheriam Trump, de acordo com a pesquisa, divulgada pelo site político TheHill. Porém, 14% dos entrevistados se declararam indecisos. 

A pesquisa ouviu 1000 "eleitores prováveis" entre os dias 08 e 09 de janeiro.  A margem de erro de amostragem é de +/- 3 pontos percentuais com um nível de confiança de 95%.

Winfrey tem o apoio de 76% dos democratas, 22% dos republicanos e 44% dos eleitores não afiliados a nenhum dos principais partidos políticos.

Já Trump registrou 66% dos votos republicanos, mas também 12% dos democratas e 38% dos que dizem não estarem afiliados a nenhuma das partes.

As mulheres compartilham uma opinião mais favorável sobre Winfrey do que os homens. Cinquenta e dois por cento (52%) das mulheres preferem a apresentadora em um eventual confronto com Trump, em comparação com 43% dos homens.

A pesquisa também revelou que pessoas com menos de 40 anos são muito mais propensas a escolher Winfrey ao invés do republicano.

 

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Oprah Winfrey

Mais de Mundo

Mais de 300 migrantes são detidos em 1º dia de operações sob mandato de Trump

Migrantes optam por pedir refúgio ao México após medidas drásticas de Trump

Guerra ou acordo comercial? Gestos de Trump indicam espaço para negociar com China, diz especialista

Novo incêndio florestal provoca ordens de evacuação na região de Los Angeles