Mundo

Quem foi o Papa mais jovem da história?

A trajetória de Bento IX foi tão turbulenta quanto inusitada: ele é o único pontífice que ocupou o trono papal em três períodos diferentes, segundo especialista

Bento IX, reconhecido como o Papa mais jovem da história ( Universal History Archive/Universal Images Group via Getty Images/Divulgação)

Bento IX, reconhecido como o Papa mais jovem da história ( Universal History Archive/Universal Images Group via Getty Images/Divulgação)

Publicado em 26 de abril de 2025 às 10h46.

Última atualização em 26 de abril de 2025 às 13h00.

Tudo sobrePapas
Saiba mais

A história milenar da Igreja Católica é repleta de curiosidades e personagens marcantes. Um deles é Bento IX, reconhecido como o Papa mais jovem da história. De acordo com Dayvid da Silva, teólogo e professor da Faculdade de Teologia da PUC-SP, Bento IX assumiu o papado no início do século XI, ainda muito jovem — estima-se que tivesse cerca de 20 anos ou até menos.

"Ele teria sido eleito três vezes, sendo que renunciou a segunda vez e voltou para a terceira", afirma o teólogo.

A trajetória de Bento IX foi tão turbulenta quanto inusitada: ele é o único pontífice que ocupou o trono papal em três períodos diferentes, em meio a disputas políticas e instabilidades que marcaram aquele momento da história europeia.

Essa percepção é reforçada pelo historiador André Leonardo Chevitarese, professor da UFRJ. Segundo ele, há incertezas sobre a real idade de Bento IX no momento em que assumiu o papado: poderia ter entre 11 e 20 anos. "De fato, ele é um papa que advém de uma família aristocrática, extremamente rica e influente em Roma", diz Chevitarese.

O professor explica que, na época, o processo de escolha de um Papa era muito diferente do que se conhece hoje. "A ideia de conclave, com a reunião de cardeais para eleger o sucessor de Pedro, só surgiu no século XIII. Antes disso, a escolha papal sofria forte influência política e econômica", diz. O caso de Bento IX, segundo Chevitarese, é emblemático de um período de fragilidade ética e moral dentro da Igreja, em que papas eram escolhidos ou removidos a partir de interesses alheios à espiritualidade.

Quem será o próximo Papa?

Quem foi o primeiro Papa?

Durante a entrevista, Dayvid da Silva também relembrou a origem do papado. Segundo a tradição católica, o primeiro Papa foi o apóstolo Pedro. A Igreja interpreta que, no Evangelho de Mateus (capítulo 16, versículo 16), Jesus confere a ele a autoridade de liderar a comunidade cristã: "Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja."

"Pedro foi martirizado em Roma, e é ali que descansam seus restos mortais. Por isso, todo Papa é, antes de tudo, o Bispo de Roma", conta o teólogo Silva que explica que independentemente de sua origem ou nacionalidade, ao ser eleito Papa, o cardeal automaticamente assume também o título de Bispo de Roma — posição que simboliza a sucessão direta de Pedro na liderança da Igreja.

Acompanhe tudo sobre:Papa FranciscoPapasHistória

Mais de Mundo

Ao menos 4 mortos e mais de 500 feridos em explosão em porto do Irã

Vaticano divulga imagens do sepultamento reservado do Papa Francisco

Quem foi o primeiro Papa? Entenda a origem do papado

Guerra da Ucrânia está ficando 'sem explicação', diz Lula após funeral do papa