A história milenar da Igreja Católica é repleta de curiosidades e personagens marcantes. Um deles é Bento IX, reconhecido como o Papa mais jovem da história. De acordo com Dayvid da Silva, teólogo e professor da Faculdade de Teologia da PUC-SP, Bento IX assumiu o papado no início do século XI, ainda muito jovem — estima-se que tivesse cerca de 20 anos ou até menos.
"Ele teria sido eleito três vezes, sendo que renunciou a segunda vez e voltou para a terceira", afirma o teólogo.
A trajetória de Bento IX foi tão turbulenta quanto inusitada: ele é o único pontífice que ocupou o trono papal em três períodos diferentes, em meio a disputas políticas e instabilidades que marcaram aquele momento da história europeia.
Essa percepção é reforçada pelo historiador André Leonardo Chevitarese, professor da UFRJ. Segundo ele, há incertezas sobre a real idade de Bento IX no momento em que assumiu o papado: poderia ter entre 11 e 20 anos. "De fato, ele é um papa que advém de uma família aristocrática, extremamente rica e influente em Roma", diz Chevitarese.
O professor explica que, na época, o processo de escolha de um Papa era muito diferente do que se conhece hoje. "A ideia de conclave, com a reunião de cardeais para eleger o sucessor de Pedro, só surgiu no século XIII. Antes disso, a escolha papal sofria forte influência política e econômica", diz. O caso de Bento IX, segundo Chevitarese, é emblemático de um período de fragilidade ética e moral dentro da Igreja, em que papas eram escolhidos ou removidos a partir de interesses alheios à espiritualidade.
Quem será o próximo Papa?
Quem foi o primeiro Papa?
Durante a entrevista, Dayvid da Silva também relembrou a origem do papado. Segundo a tradição católica, o primeiro Papa foi o apóstolo Pedro. A Igreja interpreta que, no Evangelho de Mateus (capítulo 16, versículo 16), Jesus confere a ele a autoridade de liderar a comunidade cristã: "Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja."
"Pedro foi martirizado em Roma, e é ali que descansam seus restos mortais. Por isso, todo Papa é, antes de tudo, o Bispo de Roma", conta o teólogo Silva que explica que independentemente de sua origem ou nacionalidade, ao ser eleito Papa, o cardeal automaticamente assume também o título de Bispo de Roma — posição que simboliza a sucessão direta de Pedro na liderança da Igreja.
-
1/11
Cardeal da Igreja Católica, Pietro Parolin, dia 23/fev/2014
(Cardeal Pietro Parolin - Itália: é o atual secretário de Estado do Vaticano, ocupando o segundo posto mais importante na hierarquia da Santa Sé desde 2013. Foi o primeiro cardeal nomeado pelo Papa Francisco, em 2013.)
-
2/11
O cardeal Matteo Maria Zuppi observa enquanto participa da segunda sessão da segunda Assembleia Sinodal das Igrejas na Itália, no salão Paulo VI, no Vaticano, em 1º de abril de 2025
(Cardeal Matteo Zuppi - Itália: arcebispo de Bolonha desde 2015 e também foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco em 2019.)
-
3/11
Cardeal Pierbattista Pizzaballa - Itália: Patriarca Latino de Jerusalém e foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco em 2023. Como líder da Igreja Católica no Oriente Médio, o italiano é frequentemente elogiado pelo trabalho em prol do diálogo inter-religioso entre cristãos, judeus e muçulmanos
(Cardeal Pierbattista Pizzaballa - Itália: Patriarca Latino de Jerusalém e foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco em 2023. Como líder da Igreja Católica no Oriente Médio, o italiano é frequentemente elogiado pelo trabalho em prol do diálogo inter-religioso entre cristãos, judeus e muçulmanos)
-
4/11
O cardeal Jean-Marc Aveline acaba de receber o caixão do ex-prefeito de Marselha, Jean-Claude Gaudin, e está a caminho da catedral para celebrar o funeral em Marselha, França, em 23 de maio de 2024.
(O cardeal Jean-Marc Aveline acaba de receber o caixão do ex-prefeito de Marselha, Jean-Claude Gaudin, e está a caminho da catedral para celebrar o funeral em Marselha, França, em 23 de maio de 2024.)
-
5/11
(Cardeal Péter Erdo - Hungria: arcebispo de Esztergom-Budapeste, foi durante muito tempo o cardeal mais jovem da Europa. Tem postura conservadora e formação acadêmica sólida.)
-
6/11
(Cardeal José Tolentino de Mendonça - Portugal: atual prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, cargo que ocupa desde 2022. Poeta, teólogo e intelectual renomado, ele também foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco, em 2019)
-
7/11
(Cardeal Mario Grech - Malta: Ordenado sacerdote em 1984 e nomeado bispo de Gozo em 2005, também por Francisco, Grech é conhecido por sua abordagem pastoral e pelo foco em questões relacionadas ao diálogo inter-religioso e justiça social.)
-
8/11
(Cardeal Luis Antonio Tagle - Filipinas: atual cardeal-arcebispo de Manila. Foi nomeado cardeal pelo Papa Bento XVI em 2012. Tagle é conhecido por seu compromisso com a justiça social, o combate à pobreza e a defesa dos direitos humanos, além de ser defensor do diálogo inter-religioso.)
-
9/11
(Cardeal Robert Francis Prevost - EUA: bispo emérito de Chiclayo, no Peru. Em 2023, foi nomeado prefeito do Dicastério para os Bispos)
-
10/11
(Cardeal Fridolin Ambongo Besungu - República Democrática do Congo: arcebispo de Kinshasa desde 2018. Em 2019, o Papa Francisco o elevou ao cardinalato)
-
11/11
Brasilia - Bispo auxiliar de Braslia (DF) e secretrio geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner fala sobre arenncia do papa Bento XVI ao posto de lder da Igreja Catlica.
(Cardeal Leonardo Ulrich Steiner - Brasil: Anunciado pelo Papa como cardeal da Igreja Católica em maio de 2022, Steiner tornou-se o primeiro cardeal da Amazônia brasileira)