Mundo

Quem é o brasileiro que tentou atirar contra Cristina Kirchner?

Fernando Andres Sabag Montiel, de 35 anos, foi detido em Buenos Aires após disparar uma arma contra vice-presidente da Argentina; momento foi registrado em vídeo

Foto divulgada pelo canal argentino C5N do suposto atirador de origem brasileira (C5N/Captura de tela/Reprodução)

Foto divulgada pelo canal argentino C5N do suposto atirador de origem brasileira (C5N/Captura de tela/Reprodução)

LP

Laura Pancini

Publicado em 1 de setembro de 2022 às 23h06.

Última atualização em 2 de setembro de 2022 às 13h25.

Um homem brasileiro de 35 anos foi detido em Buenos Aires nesta quinta-feira, 1°, após disparar uma arma contra a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner. As informações são do jornal Clarín.

A arma teria falhado no momento do disparo e tudo foi registrado em vídeo. Informações divulgadas pelo argentino La Nacion indicam que trata-se de uma arma Bersa 380, de acordo com a Polícia Federal.

VÍDEO: Brasileiro tenta atirar em Cristina Kirchner e arma falha, diz governo argentino

Quem é o brasileiro?

O homem foi identificado como Fernando Andres Sabag Montiel. Nascido em São Paulo, é filho de mãe argentina e pai chileno. Ele se mudou para o país vizinho aos 6 anos de idade e, atualmente, aos 35, é autorizado a trabalhar como motorista de aplicativo.

Montiel tem antecedentes penais: em março de 2021, foi processado por contravenção ou seja, porte de arma não convencional, em La Paternal, onde seria domiciliado.

De acordo com o argentino Clarín, na ocasião, o brasileiro foi preso com uma faca em sua posse e declarou que era para sua defesa pessoal, segundo fontes de segurança.

O homem está registrado para prestar "serviço de transporte automóvel urbano e suburbano não regular de passageiros gratuitos", categoria que corresponde à aplicação de condutores de automóveis. Também tem um carro Chevrolet Prisma registrado em seu nome, segundo registros comerciais.

O que aconteceu com Cristina Kirchner?

O ataque ocorreu em frente à casa de Kirchner, no bairro da Recoleta, em Buenos Aires. Ela estava conversando com apoiadores quando o homem entra no meio da multidão e aponta uma arma para a cabeça da vice-presidente, como mostram as imagens capturadas.

O ministro da Segurança Aníbal Fernandez afirmou que o homem foi detido imediatamente e a arma está em posse da polícia.

Acompanhe tudo sobre:ArgentinaCristina Kirchner

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'