Mundo

Quem é mais eficiente em energia entre as maiores economias?

Brasil ocupa a décima posição no ranking que avalia uso de energia por setores-chave como indústria, edificações e transporte; Reino Unido tem melhor desempenho

Juntas, as 12 maiores economias representam 63% do consumo global de energia (Wikimedia Commons)

Juntas, as 12 maiores economias representam 63% do consumo global de energia (Wikimedia Commons)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 13 de julho de 2012 às 15h40.

São Paulo – O Brasil é o décimo colocado num ranking que avaliou a eficiência energética entre as 12 maiores economias do mundo. Realizado pelo Conselho Americano para uma Economia de Energia Eficiente (Aceee) - uma organização sem fins lucrativos dedicada a fomentar a eficiência energética como meio de promover prosperidade econômica e proteção ao meio ambiente – o levantamento levou em conta 25 indicares.

Peso especial foi dado ao uso de energia pela indústria, transporte e edificações, três setores que pressionam os recursos energéticos nos países. Também entra na conta os esforços para criação de legislações ou políticas nacionais que estimulem a eficiência energética.

A análise geral apontou o Reino Unido como o campeão, com uma pontuação total de 67 numa escala de 100. Em seguida, aparecem Alemanha, Itália, Japão, França, União Europeia, Austrália, China, Estados Unidos, Brasil, Canadá e Rússia. Apesar do bom desempenho de alguns países, o estudo ressalta que há oportunidades em aberto para todos eles.

Juntas, as 12 maiores economias, que representam mais de 78% do produto interno bruto global, respondem por 63% do consumo global de energia e 62% por cento das emissões globais de dióxido de carbono equivalentes. Logo, têm uma conta salgada com o meio ambiente.

“Um país que usa menos energia para atingir um mesmo resultado, ou mesmo superá-lo, reduz custos e polui menos, criando uma economia mais competitiva”, diz o relatório. Confira o ranking completo e o desempenho de cada país.

(Montagem sobre gráfico da Aceee)

 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaConstrução civilDados de BrasilIndústriaSetor de transporteTransporte e logística

Mais de Mundo

Trump nomeia Keith Kellogg como encarregado de acabar com guerra na Ucrânia

México adverte para perda de 400 mil empregos nos EUA devido às tarifas de Trump

Israel vai recorrer de ordens de prisão do TPI contra Netanyahu por crimes de guerra em Gaza

SAIC e Volkswagen renovam parceria com plano de eletrificação