Mundo

Quem assume o poder se o presidente da Coreia do Sul for forçado a sair? Entenda

Membros da oposição da Coreia do Sul apresentaram uma moção para destituir o presidente Yoon Suk Yeol após sua decisão de impor lei marcial

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 4 de dezembro de 2024 às 06h53.

Última atualização em 4 de dezembro de 2024 às 06h57.

Tudo sobreCoreia do Sul
Saiba mais

Membros da oposição da Coreia do Sul, que controlam a Assembleia Nacional, apresentaram uma moção para destituir o presidente Yoon Suk Yeol após sua controversa decisão de impor lei marcial. Caso o Yoon renuncie, ou seja, removido do cargo, a constituição prevê que o primeiro-ministro Han Duck-soo assuma as funções presidenciais.

Yoon, um conservador, assumiu o cargo após vencer as eleições presidenciais de 2022 por uma margem muito estreita e nomeou Han como primeiro-ministro naquele mesmo ano. Este seria o segundo mandato de Han como primeiro-ministro, já que ele ocupou o cargo durante o governo do presidente liberal Roh Moo-hyun, de abril de 2007 a fevereiro de 2008.

Entenda o que é lei marcial, medida anunciada pelo presidente da Coreia do Sul

Han iniciou sua carreira como servidor público no início da década de 1970, trabalhando por décadas em políticas comerciais e industriais. Ele obteve um doutorado em economia pela Universidade de Harvard em 1984 e foi embaixador da Coreia do Sul nos Estados Unidos de 2009 a 2012.

Yoon tem enfrentado uma disputa amarga com a oposição, liderada pelo progressista Partido Democrático, durante quase todo o seu mandato como presidente. O Partido Democrático impôs uma derrota esmagadora ao Partido do Poder Popular, de Yoon, nas eleições parlamentares realizadas em abril, deixando o presidente em uma posição extremamente enfraquecida.

'Ameaças' à Coreia do Sul: quais são os países comunistas na atualidade?

O Partido Democrático afirmou que iniciaria os procedimentos de impeachment caso Yoon não renunciasse imediatamente. Para que o presidente seja destituído, dois terços dos 300 membros da Assembleia Nacional precisam votar a favor.

Se Yoon for removido ou renunciar, Han assumirá interinamente até que o processo de impeachment seja concluído. A duração exata desse período interino não está clara. Pela lei sul-coreana, uma vez que a Assembleia Nacional aprova o impeachment, o caso pode ser encaminhado ao Tribunal Constitucional. Se o tribunal confirmar o impeachment, o presidente será removido do cargo. Nesse caso, um sucessor precisará ser eleito dentro de 60 dias.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do SulÁsia

Mais de Mundo

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA

Rússia admite ter atingido alvos em Kiev em retaliação aos ataques de Belgorod

Mídia americana se organiza para o retorno 'vingativo' de Trump

'Vários feridos' em acidente com teleférico em estação de esqui na Espanha