Mundo

Queiroz Galvão e J.Malucelli devem permanecer no consórcio de Belo Monte

Brasília - As construtoras Queiroz Galvão e J. Malucelli devem permanecer no consórcio que construirá a usina hidrelétrica de Belo Monte. De acordo com uma fonte que participa das discussões, a J. Malucelli assinou nesta segunda-feira, 26, um compromisso de que permanecerá no grupo e a Queiroz Galvão deve oficializar sua permanência na terça-feira. A […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de fevereiro de 2011 às 11h50.

Brasília - As construtoras Queiroz Galvão e J. Malucelli devem permanecer no consórcio que construirá a usina hidrelétrica de Belo Monte. De acordo com uma fonte que participa das discussões, a J. Malucelli assinou nesta segunda-feira, 26, um compromisso de que permanecerá no grupo e a Queiroz Galvão deve oficializar sua permanência na terça-feira. A saída das duas construtoras foi cogitada na semana passada, logo depois do leilão de concessão da hidrelétrica.

As discussões agora se dão sobre a entrada de novas empresas na Sociedade de Propósito Específico, que se responsabilizará pela implantação da usina. Também é possível a adesão de empreiteiras na condição de construtoras. Segundo a mesma fonte, a Andrade Gutierrez - que liderou o consórcio derrotado no leilão da semana passada - já conversou com representantes do governo sobre a entrada no projeto, mas ainda falta conversar com os integrantes do consórcio.

Nos últimos dias, também se intensificaram as conversas com grandes indústrias, como CSN, Gerdau e Brasken, que poderão fazer parte do empreendimento como autoprodutores, que usam parte da energia da usina para consumo próprio.

O governo fez nesta segunda uma reunião para fazer um balanço das negociações e a avaliação de interlocutores do Planalto é de que "as coisas estão mais calmas". Participaram do encontro com os ministros da Casa Civil, Erenice Guerra, e de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, o diretor de Engenharia da Eletrobras, Valter Cardeal; o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner; o presidente do consórcio vencedor, José Ailton de Lima, que é diretor da Chesf; e o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim. Ninguém deu entrevista após o encontro.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas brasileirasEnergia elétricaIndústrias em geralIndústriaQueiroz GalvãoBelo MonteUsinasHidrelétricasConstrução civil

Mais de Mundo

Caso Epstein: arquivos sobre os crimes serão divulgados em 30 dias, diz procuradora

Dólar perderá força no cenário global em 2026, diz gerente do J.P. Morgan

Israel bombardeia sul do Líbano apesar do cessar-fogo com Hezbollah

Justiça da Argentina ordena apreensão de US$ 500 milhões em bens de Cristina Kirchner