Redação Exame
Publicado em 5 de novembro de 2024 às 11h33.
Última atualização em 5 de novembro de 2024 às 16h39.
Os americanos vão às urnas nesta nesta terça-feira, 5, para escolher o próximo presidente dos Estados Unidos. As últimas pesquisas mostram que essa deve ser uma das disputas mais apertadas da história recente.
A maioria das pesquisas na véspera do pleito apontam a vice-presidente Kamala Harris e o ex-presidente Donald Trump empatados tecnicamente.
A votação começou nesta manhã, às 7h, e deve terminar a partir das 20h. Os primeiros números devem ser conhecidos na noite desta terça, mas a expectativa geral é que o resultado final demore mais de um dia para ser conhecido. Veja a tabela de horários mais abaixo.
Não há uma data fixa para o resultado, pois depende do ritmo de contagem em cada estado. Em 2020, por exemplo, a vitória de Joe Biden foi confirmada apenas quatro dias após a votação.
Ainda assim, a prática é que o resultado seja conhecido na noite da eleição ou na madrugada seguinte, exceto em pleitos muito disputados – como o de 2024 se projeta ser.
Nos Estados Unidos, o sistema é descentralizado, sem uma entidade federal que comande a apuração, como ocorre com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no Brasil. Cada um dos 50 estados realiza sua própria contagem e apenas publica os resultados quando concluídos.
A espera se dá por várias razões. Os Estados Unidos utilizam voto impresso, o que atrasa a contagem. Além disso, há voto pelo correio, e alguns estados aceitam votos que sejam postados até o dia da eleição, mesmo que eles cheguem nos dias seguintes.
A expectativa é que o resultado demore a sair e seja revelado só na quarta-feira ou depois. Como há voto pelo correio, há estados, como Nevada, que consideram as cédulas que chegarem nos dias seguintes à votação. Filas nos locais de votação também podem atrasar o fechamento das urnas e, consequentemente, da apuração.
Como a votação é indireta, mais importante do que observar o total de votos é ver quantos delegados cada candidato consegue no Colégio Eleitoral e qual deles conquista mais estados-chave. Neste ano, há sete estados decisivos. Veja quando deve sair o resultado em cada um deles:
Em 2020, na última eleição, o resultado demorou quatro dias e só saiu no sábado.
Enquanto Arizona, Pensilvânia, Nevada e Geórgia devem levar mais tempo, há estados onde o resultado é esperado rapidamente. Wisconsin e Carolina do Norte, por exemplo, devem concluir suas apurações já na noite da terça-feira, 5 de novembro. Moura destaca que a Carolina do Norte tende a ser o primeiro desses estados a divulgar o resultado.
Cada estado define os horários de abertura e fechamento das urnas. A votação começará às 5h em Vermont. Veja os horários de abertura de alguns estados, no horário de Brasília:
7h Vermont
8h Nova York, Connecticut, Virgínia, Kentucky, Maine e Nova Jersey
9h Flórida, Geórgia, Michigan, Pensilvânia e outros.
10h Arizona, Iowa, Texas, Wisconsin e outros
11h Nevada, Novo México e outros
12h Califórnia e Idaho
13h Alasca e estado de Washington
14h Havaí
Apesar de o dia da eleição ser em 5 de novembro, quase todos os estados americanos oferecem votação antecipada, pessoalmente ou pelo correio.
Até a tarde de segunda, 4, mais de 76 milhões de pessoas já haviam votado de forma antecipada. Delas, 41% se registraram como democratas e 39% como republicanos. Outros 20% não se declararam apoiadores de um partido ou não havia dados disponíveis, de acordo com levantamento da NBC News.
Cada estado encerra a votação em um horário. Os dados de apuração só começarão a ser divulgados depois disso. Veja a ordem de fechamento, pelo horário de Brasília:
20h Kentucky e Indiana (partes do estado)
21h Geórgia, Vermont e Virgínia
21h30 Carolina do Norte, Ohio e Virgínia Ocidental
22h Flórida, Pensilvânia, Massachussets e outros
23h Arizona, Iowa, Michigan, Nova York, Texas, Wisconsin e outros
0h Montana, Nevada e Utah
1h Califórnia, Oregon, Idaho e estado de Washington
2h Havaí
3h Alasca