Mundo

Quase 400 corpos são resgatados após deslizamento em Serra Leoa

Dezenas de casas foram cobertas de lama depois que uma encosta desmoronou na cidade de Regent na manhã de segunda-feira

Serra Leoa: "Conforme a busca continua, reunimos cerca de 400 corpos - mas prevemos mais de 500", disse o chefe legista (Reprodução TV/Reuters)

Serra Leoa: "Conforme a busca continua, reunimos cerca de 400 corpos - mas prevemos mais de 500", disse o chefe legista (Reprodução TV/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 15 de agosto de 2017 às 18h39.

Freetown - Equipes de resgate recuperaram quase 400 corpos após um deslizamento de lama nas redondezas da capital de Serra Leoa, Freetown, disse o chefe legista nesta terça-feira, quando as buscas continuavam por mais vítimas.

O presidente Ernest Bai Koroma fez um apelo aos moradores da cidade de Regent e outras áreas inundadas em torno de Freetown para deixar o local imediatamente para que a equipe militar e outros trabalhadores de resgate pudessem continuar a procurar sobreviventes possivelmente enterrados sob os destroços.

Dezenas de casas foram cobertas de lama depois que uma encosta desmoronou na cidade de Regent na manhã de segunda-feira, em um dos desastres naturais mais letais da África nos últimos anos.

"Conforme a busca continua, reunimos cerca de 400 corpos - mas prevemos mais de 500", disse o chefe legista, Seneh Dumbuya, à Reuters.

Corpos continuavam chegando ao necrotério central da cidade, que está sobrecarregado, disse uma testemunha da Reuters.

"Nosso problema aqui é espaço. Estamos tentando separar, quantificar e examinar rapidamente e depois emitiremos certificados de óbitos antes do enterro", disse Owiz Koroma, diretor do necrotério, que também estimou o número de mortos em centenas.

Para aliviar a pressão sobre o necrotério, as autoridades e as agências de ajuda estavam se preparando para enterrar os corpos em quatro cemitérios diferentes em Freetown na quarta-feira, disse Idalia Amaya, coordenadora de resposta de emergência para a entidade Catholic Relief Services.

Centros de resgate foram instalados ao redor da capital para registrar e auxiliar vítimas.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaDeslizamentosEnchentesMortes

Mais de Mundo

Israel e Hezbollah estão a poucos dias de distância de um cessar-fogo, diz embaixador israelense

Exportações da China devem bater recorde antes de guerra comercial com EUA

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, é eleito presidente do Uruguai

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai