Mundo

Quase 40% dos espanhóis são a favor de federação com Portugal

Pesquisa mostra que portugueses veem ainda com melhores olhos uma união com vizinhos; modelo preferido é um federação como a Suíça

Pesquisa mostrou que 39,8% dos espanhóis e 46,1% dos portugueses defendem uma federação (Getty Images)

Pesquisa mostrou que 39,8% dos espanhóis e 46,1% dos portugueses defendem uma federação (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de abril de 2011 às 15h42.

Madri - Quatro de cada dez espanhóis (39,8%) são partidários de que Espanha e Portugal se unam para formar uma federação de Estados, ideia que é mais atraente para os portugueses, já que 46,1% defendem este modelo de integração política.

Estes dados foram revelados pela pesquisa elaborada pela Universidade de Salamanca, na Espanha, com o apoio do Centro de Pesquisa e Estudos de Sociologia de Lisboa, cujos resultados foram apresentados nesta terça-feira em Madri.

A enquete foi feita com 1.741 pessoas de ambos os países entre o final de fevereiro e início de março, em plena crise financeira de Portugal, embora antes da renúncia do primeiro-ministro, José Sócrates, em 23 de março, que aumentou a probabilidade de a economia portuguesa precisar sofrer um resgate.

O levantamento revela o crescente interesse de espanhóis e portugueses para que se estabeleça um sistema mais integrado entre as duas nações ibéricas.

Em 2009, na primeira edição do estudo, a porcentagem de pessoas favoráveis à criação de uma federação era de 30,3%, no caso dos espanhóis, e de 39,9% no dos portugueses. Os números se elevaram para 31% e 45 %, respectivamente, em 2010.

Os defensores da "união ibérica" são mais numerosos do que os contrários a um sistema federal, o que implicaria em compartilhar as políticas externa, de segurança e de defesa, entre outras.

Questionados sobre os modelos de integração política concretos em uma escala de 0 a 10, a opção confederal, que seria o caso da Suíça, é a preferida para espanhóis (5,5) e portugueses (4,82).

Já criar um único Estado recebe uma nota de 4,54 e 3,55, respectivamente.

A terceira possibilidade que se oferece, um Estado federal como os Estados Unidos, obtém 4,78 para os espanhóis e 4 para os portugueses.

O ponto no qual ambos estão mais de acordo é na formação de "uma aliança estável como países ibéricos na União Europeia e América Latina" (7,39, para espanhóis e 6,15, para portugueses).

O estudo reflete que uma grande maioria dos cidadãos vê com bons olhos as relações entre os dois países (75%, no caso dos espanhóis e 71,4%, no dos portugueses).

No entanto, Portugal está atrás da Alemanha, França e Reino Unido entre as preferências dos espanhóis, enquanto a Espanha é o país que recebe melhor avaliação dos portugueses.

Mais da metade dos espanhóis (56,5%) diz ter pouco ou nenhum interesse nos assuntos do país vizinho, enquanto dois terços dos portugueses estão interessados no que ocorre na Espanha.

Existe consenso de que a crise econômica é um obstáculo para a atividade comercial e empresarial bilateral, e que ambos os países ganhariam com uma integração econômica mais estreita.

Acompanhe tudo sobre:DiplomaciaEspanhaEuropaPiigsPortugal

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia