Mundo

Quase 3 em 4 americanos apoia prisão de assassino de adolescente negro

A enquete foi divulgada no mesmo dia em que se completa um mês da morte de Trayvon Martin em Sanford

Ao serem consultados se estão de acordo com a permissão de os vigilantes voluntários que não sejam policiais portarem armas, 76% se opôs e 22% a aprovou (Wikimedia Commons)

Ao serem consultados se estão de acordo com a permissão de os vigilantes voluntários que não sejam policiais portarem armas, 76% se opôs e 22% a aprovou (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de março de 2012 às 18h14.

Miami - Quase três de cada quatro americanos acham que a polícia deveria prender o vigilante voluntário da Flórida que matou um adolescente negro desarmado, um caso que suscitou a fúria da comunidade afro-americana do país.

Segundo uma pesquisa realizada pela ORC International e divulgada nesta segunda-feira pela rede de televisão 'CNN', 73% dos consultados disse que o vigilante George Zimmerman deve ser preso, enquanto 11% discordaram e 16% assinalaram não ter certeza.

A enquete foi divulgada no mesmo dia em que se completa um mês da morte de Trayvon Martin em Sanford, no centro do estado da Flórida, e milhares de cidadãos planejam participar de diversos atos de protesto.

Zimmerman, um homem que vigiava de maneira voluntária a comunidade onde ocorreu o incidente e que tinha permissão para levar armas, disparou contra Martin no dia 26 de fevereiro alegando legítima defesa quando seguia o adolescente, que vestia um suéter com capuz.

O vigilante, americano-peruano de 28 anos, tinha chamado à polícia para notificar a presença do jovem, de 17 anos, que só tinha doces e uma bebida não alcoólica na mão.


Um mês depois, Zimmerman permanece em liberdade amparado pela lei 'Stand Your Ground' ('Defende sua posição'), que concede às pessoas liberdade para recorrer ao uso da força para defender-se.

Segundo os resultados da pesquisa, 67% dos brancos consultados e 86% dos demais se pronunciaram a favor que o vigilante esteja atrás das grades, a partir do que se deduz que a maioria dos americanos, independentemente de sua afiliação política, compartilha esta ideia.

No entanto, a enquete determinou que 55% das pessoas indagadas estão a favor da lei 'Stand Your Ground' frente a 43% que a desaprova.

Além disso, 64% dos homens disseram que respaldam essa norma, enquanto apenas 46% das mulheres têm a mesma opinião. Também estão a favor dela 59% dos brancos e 44% dos demais.

Ao serem consultados se estão de acordo com a permissão de os vigilantes voluntários que não sejam policiais portarem armas, 76% se opôs e 22% a aprovou.

A pesquisa de opinião foi realizada entre 1.014 entrevistados por telefone entre os dias 24 e 25 de março e tem uma margem de erro de três pontos percentuais. 

Acompanhe tudo sobre:MortesPolítica no BrasilPreconceitosProtestosRacismo

Mais de Mundo

Talibã proíbe livros 'não islâmicos' em bibliotecas e livrarias do Afeganistão

China e Brasil fortalecem parceria estratégica e destacam compromisso com futuro compartilhado

Matt Gaetz desiste de indicação para ser secretário de Justiça de Donald Trump

Putin confirma ataque à Ucrânia com míssil hipersônico